Buscar no Cruzeiro

Buscar

Esporte Inclusivo

Sorocaba recebe projeto que incentiva a prática da bocha paralímpica

Objetivo é levar o esporte às pessoas com paralisia cerebral

23 de Maio de 2024 às 07:46
Da Redação [email protected]
A bocha paralímpica é disputada em quase todo o País
A bocha paralímpica é praticada em quase todo o País (Crédito: Pedro Ramos/rededoesporte.gov.br)

 Um projeto inovador na prática da modalidade de bocha paralímpica será lançado na próxima segunda-feira  (27) em Sorocaba, para atender crianças, jovens e adultos com múltiplas deficiências. A iniciativa é uma parceria entre o Instituto Athlon de Desenvolvimento Esportivo e a Clínica-Escola Integrar, com o incentivo da Toyota do Brasil, através da Lei de Incentivo ao Esporte.

O lançamento do Projeto será na sede da Integrar, localizada na Av. Comendador Pereira Inácio, 1991 - Jardim Vergueiro – Sorocaba, às 13h30, e os treinos ocorrerão às segundas e sextas-feiras neste mesmo horário, atendendo crianças, jovens e adultos com múltiplas deficiências.

Praticada por atletas com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas, a bocha paralímpica só apareceu no Brasil na década de 1970. A modalidade consiste em lançar as bolas coloridas o mais perto possível de uma branca (jack ou bolim). Os atletas ficam sentados em cadeiras de rodas e limitados a um espaço demarcado para fazer os arremessos. É permitido usar as mãos, os pés e instrumentos de auxílio (calhas), e contar com ajudantes (calheiros), no caso dos atletas com maior comprometimento dos membros.

A iniciativa do projeto visa levar o esporte às pessoas com paralisia cerebral gratuitamente aos munícipes da cidade de Sorocaba e Região. A parceria vai atender pessoas com deficiências de  Sorocaba e Indaiatuba. As inscrições poderão ser feitas diretamente pelo whatsapp (12) 3028.3333 ou (15) 991884786, ou presencialmente na Clínica-Escola Integrar.


INSTITUTO ATHLON


O Instituto Athlon de Desenvolvimento Esportivo, fundado em 2011, é uma organização não governamental e sem fins lucrativos, que tem por missão possibilitar melhor qualidade de vida e inclusão social da pessoa com deficiência por meio da prática da atividade física, proporcionando o acesso aos esportes paralímpicos, atendendo hoje mais de 240 pessoas com deficiências física, intelectual, visual e TEA a partir dos 10 anos de idade.

Em sua atuação voltada à inclusão da pessoa com deficiência por meio do esporte o Instituto vem desenvolvendo um trabalho social no fomento e estimulo à prática esportiva visando o protagonismo e o desenvolvimento individual de cada atendido proporcionando maior autonomia, disciplina, autoestima e melhor qualidade de vida.

CLINICA-ESCOLA INTEGRAR


A clínica-escola INTEGRAR (Instituição Terapêutica de Grupos de Habilitação e Reabilitação) é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos fundada em 1993, pela iniciativa de pais de crianças com diagnóstico de paralisia cerebral. O trabalho da INTEGRAR está alicerçado em três eixos fundamentais: assistência social, educação e saúde, para o desenvolvimento de 190 crianças, jovens e adultos com múltiplas deficiências.