Buscar no Cruzeiro

Buscar

Clima Seco

Cresce atendimento por doenças respiratórias

Em abril, 5.892 casos foram registrados nas unidades básicas de saúde e pré-hospitalares mantidas pela Prefeitura de Sorocaba

21 de Maio de 2024 às 22:00
Beatriz Falcão [email protected]
SES orienta crianças e idosos, principalmente, que tenham cuidados redobrados
SES orienta crianças e idosos, principalmente, que tenham cuidados redobrados (Crédito: BRENO ESAKI / AGÊNCIA SAÚDE DF)

Dias quentes e noites frias se tornaram comuns para os sorocabanos no último mês. As oscilações de temperatura, no entanto, podem ser prejudiciais à saúde e provocar problemas respiratórios, como gripe e resfriados, principalmente em crianças e idosos. Segundo a Secretaria de Saúde (SES) de Sorocaba, a demanda por atendimentos aumenta nesta época.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) da cidade registraram, em abril, 5.892 atendimentos em razão de doenças respiratórias, 4.303 a mais do que em janeiro. No frio, o corpo gasta mais energia para se manter aquecido e, consequentemente, reduz a capacidade de defesa do organismo. Portanto, o SES orienta crianças e idosos, principalmente, que tenham cuidados redobrados.

“É importante manter o calendário de vacinação sempre em dia e os cuidados permanentes com a higiene, tais como: lavar sempre as mãos e usar álcool em gel. Em períodos mais secos, a hidratação é fundamental. Em casos de agravamentos dos sintomas respiratórios é necessário procurar atendimento e seguir as recomendações médicas”, informa.

Gripe e dengue

Febre, dores no corpo e nas articulações, mal-estar e fadiga são sintomas que caracterizam tanto a gripe quanto a dengue. Devido às semelhanças, muitos podem se confundir e até mesmo postergar o tratamento correto. O Ministério da Saúde publicou, em fevereiro deste ano, orientações para diferenciar as duas doenças.

A dengue é causada pela picada do mosquito transmissor Aedes aegypti. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. Em casos mais alarmantes, a dengue pode causar: dores abdominais intensas e contínuas, vômito, acúmulo de líquidos, sangramento nasal e irritabilidade.

A gripe, por sua vez, é uma doença respiratória causada pelo vírus Influenza, mais comumente transmitido durante o período do inverno. Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas aparecem repentinamente, como febre, dor de garganta, tosse, dores no corpo e dor de cabeça. A pessoa também pode apresentar coriza, dores na garganta, diarreia, vômito, rouquidão, olhos vermelhos e lacrimejantes, além de fraqueza física. (Beatriz Falcão / programa de estágio)