Sorocaba
Oração do terço marca a reabertura parcial da Capela João de Camargo
O espaço ficou fechado para reforma após as fortes chuvas de janeiro
Fiéis se reuniram, na manhã deste domingo (12), para uma celebração que marcou a reabertura parcial da Capela João de Camargo. O local foi tomado pelas fortes chuvas no início do ano.
Oração do terço e canções características fizeram parte da cerimônia. Nesses momentos, era comum observar pessoas mais introspectivas em busca de conexão com a própria fé. A celebração ocorreu no salão do terço, que foi enchendo ao passar dos minutos.
Outro espaço também reaberto foi o salão da nave, onde as pessoas podem entrar em contato, de maneira particular e única, com a crença. Não faltou emoção ao olhar para a feição dos fiéis.
Após a oração, os fiéis receberam um pedaço de bolo, chá de magnólia -- bebida que João de Camargo utilizava em suas curas -- e uma rosa, simbolizando o Dia das Mães, também celebrado neste domingo.
Chuvas
A capela do religioso sorocabano está fechada desde o começo do ano quando o local foi atingido por uma enchente em razão das chuvas que atingiram a cidade nos dia 19 e 20 de janeiro. Na ocasião parte da estrutura original do prédio histórico, tanto interna quanto externa, foi prejudicada, e desde então as atividades foram encerradas. Com as águas, foram perdidas imagens históricas do século 17 e 18, móveis, além do quarto e cozinha.
Visitas liberadas
No momento, apenas o salão da nave e do terço reabriram. Osdemais cômodos seguem interditados pela Defesa Civil e somente após a finalização da reforma voltarão a funcionar.
A Capela João de Camargo, localizada no Jardim Paulistano, fica aberta ao público de segunda-feira à sábado, das 8h às 12h e das 13h às 15h45, e aos domingos das 8h às 12h. (Thaís Marcolino)
Galeria
Confira a galeria de fotos