Zona azul
Desconhecimento de novo aplicativo causa problemas
Sistema já conta com todos os créditos e dados dos condutores, segundo a Secretaria da Mobilidade
Os usuários do aplicativo da Zona Azul de Sorocaba, o Vaga Legal, devem se atentar se realmente estão acessando a nova versão da ferramenta. O Cruzeiro do Sul recebeu reclamações a respeito do mal funcionamento do recurso, implementado em fevereiro. O secretário responsável pela Secretaria da Mobilidade (Semob), Carlos Eduardo Paschoini, afirmou que esse problema acontece porque muitos motoristas desconhecem o novo aplicativo e ainda tentam utilizar o antigo chamado Estacionamento Digital.
Segundo Paschoini, ao entrar na ferramenta anterior, o usuário verá, prontamente, um comunicado sobre o fim do funcionamento da ferramenta e uma orientação de como instalar a nova. Ainda de acordo com ele, todos os créditos e dados dos condutores já foram transferidos, automaticamente, do Estacionamento Digital para o Vaga Legal.
De acordo com as informações divulgadas pela Prefeitura em fevereiro, o sistema estava naquele momento com 61.996 usuários cadastrados. A média era de duas mil ativações de Zona Azul, via aplicativo, diariamente, na cidade.
O sistema é usado para garantir a permanência do veículo no local escolhido no Centro de Sorocaba, nas imediações do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) e nas vagas próximas ao Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.
Troca
Essa é a terceira troca do aplicativo do sistema de estacionamento rotativo em pouco mais de um ano. Em janeiro de 2023, a Prefeituraanunciou uma nova versão do então App Zona Azul Digital Sorocaba. Após pouco tempo, em maio, houve uma nova mudança e entrou em operação o Estacionamento Digital. Menos de um ano depois, em fevereiro de 2024, começou a funcionar o Vaga Legal.
Conforme a Semob, as mudanças tiveram o objetivo de adequar a ferramenta. Ele diz que a última substituição, especificamente, regularizou, por meio de licitação, a atuação em caráter definitivo da empresa responsável pelo Vaga Legal. Isso porque o Executivo havia firmado um contrato emergencial com a administradora do Estacionamento Digital, o qual terminou neste ano. “Com essa nova empresa, temos o objetivo de regular o estacionamento rotativo”, informou.
De acordo com o secretário responsável pela pasta, outro intuito da contratação de uma nova empresa é justamente evitar problemas com o app. Além disso, a ferramenta busca oferecer uma facilidade aos motoristas, pois ela dispensa a necessidade da compra de cartões. “Como não temos muitas vagas na região central, usamos o aplicativo, que é uma versão nova, mais rápida, mais ágil, mais moderna para fazermos a mesma coisa que fazíamos com o papelzinho”, comentou.
O novo aplicativo segue em fase de avaliação, segundo o titular da Semob. Quem tiver problemas com o app ou qualquer dúvida pode entrar em contato pelo telefone 118.