Resgate no RS
Corpo de bombeiros e veterinários falam sobre a situação do Caramelo
Cavalo foi resgatado e avaliado por profissionais
Os profissionais de Sorocaba estão se destacando nas missões de resgate, como foi o caso do cavalo “Caramelo”. O Corpo de Bombeiros, em parceria com Leonardo Castro, morador de Sorocaba, e sua equipe de médicos veterinários da Universidade de Sorocaba (Uniso) estão se dedicando incansavelmente para salvar os animais afetados pelas enchentes no Sul.
Com o aumento das ocorrências de enchentes e deslizamentos de terra no Rio Grande do Sul, muitos animais domésticos e selvagens foram deixados para trás ou ficaram presos em áreas de riscos. A estimativa do governo estadual é de que mais de 8,5 mil animais já foram resgatados.
Leonardo Castro e sua equipe são especialistas em cuidados com animais de grande porte. Na quarta-feira (8), eles resgataram uma égua e seu filhote presos em um prédio, os equinos foram nomeados de “Village” e “Toscana”, em homenagem ao edifício, moradores estavam alimentando os animais. Um grupo na internet abriu uma ‘‘vaquinha’’ para arrecadar ração para a dupla.
Parceria
A parceria com o Corpo de Bombeiros de São Paulo tem sido fundamental para o sucesso das operações de resgate. Com o apoio logístico e a prática dos Bombeiros, a equipe de veterinários consegue acessar áreas de difícil alcance e garantir que nenhum animal seja esquecido.
Além do resgate, os veterinários também prestam atendimento médico-veterinário aos animais feridos ou debilitados. Os resgatados são levados ao Hospital Veterinário de Canoas, onde são atendidos por profissionais e recebem os devidos cuidados. A equipe sorocabana se programou para ficar apenas uma semana, mas tem suprimentos para mais vinte dias.
Já a equipe do Corpo de Bombeiros gravou um vídeo ontem (10) contando sobre a situação do Caramelo. O capitão Franco, que coordenou o resgate, junto com o coordenador da equipe de veterinários, Leonardo Castro, falaram sobre a condição do animal: ‘‘Ele já foi entregue no hospital veterinário de Canoas, e se encontra muito bem.’’ Ao final do vídeo o capitão agradece pela torcida de todos que esperavam por um resultado positivo. (João Frizo - programa de estágio)