Buscar no Cruzeiro

Buscar

Haja calor!

Inmet estende alerta de perigo para a onda de calor na RMS

As altas temperaturas devem perdurar até o sábado (11)

09 de Maio de 2024 às 17:42
Thaís Marcolino [email protected]
Apesar da nebulosidade em alguns períodos, o calorão ainda existirá
Em períodos de incidência solar, a sensação de calor será ainda maior (Crédito: Fábio Rogério (11/10/2023))

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estendeu a onda de calor para várias localidades do País, incluindo a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). As temperaturas, 5 °C acima da média, devem perdurar até sábado (11). Tal alerta é nomeado como grande perigo pelos meteorologistas.

A explicação, de acordo com o Inmet, é que existe um sistema de alta pressão em áreas do Parará, Mato Grosso, Góias, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, que acaba inibindo a formação de nebulosidade e chuva. Os dias sem chuva e com tempo aberto facilita para que a radiação solar incida diretamente na atmosfera, elevando as temperaturas acima da média. 

Conforme prognóstico do Climatempo, a partir de amanhã (10), os termômetros ainda marcam temperaturas elevadas, mas que vão caindo gradativamente e com chuvas isoladas. Na quarta-feira (15), deve ocorrer uma queda brusca, atingindo mínima de 17ºC e máxima de 22ºC. Nos dias seguintes, o calor deve retornar, assim como as precipitações. (Thaís Marcolino)