Enchente no RS
Veterinário de Sorocaba participa do salvamento do cavalo Caramelo
Equipe sorocabana está trabalhando no resgate e salvamento de animais desde segunda-feira
O cavalo, apelidado carinhosamente de ‘Caramelo’, que ficou ilhado por quatro dias no teto de uma casa em Canoas (RS), foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta quinta-feira (9). Entre os socorristas, estava o veterinário sorocabano Leonardo Castro, que coordena uma equipe de resgate naquela região.
O animal resgatado, que apareceu em cima de um telhado na cidade de Canoas, chegou a ser divulgado que se tratava de uma égua, mas depois veterinários afirmaram que o equino é um cavalo. O animal ficou ilhado por quatro dias.
No resgate, feito com a ajuda do Exército e de bombeiros de São Paulo, o animal foi sedado e colocado deitado dentro de um bote em segurança. Veterinários também foram mobilizados para acompanhar a realização do trabalho.
O cavalo de 350 quilos foi deitado no bote e seguiu por quase meia hora em um percurso de quatro quilômetros até chegar no ponto seco da cidade.
“No local, uma viatura dos bombeiros de São Paulo puxou o bote até um caminhão da Brigada Militar. O animal, ainda sedado, foi levado até um hospital veterinário para receber os cuidados necessários”, afirmou a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP).
A equipe de Sorocaba está auxiliando o resgate de equinos desde segunda-feira (6), a pedido do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul. Além de Castro, o grupo é composto pela médica veterinária Talita Nunes e pelos estudantes de Veterinária da universidade, João Marques, Fábio Thut e Matheus Oliveira. (Da Redação)