Em Sorocaba
No último dia para regularizar o título, cartório tem muita procura
Apesar da alta demanda, o tempo de espera é pequeno
O prazo para regularizar o título de eleitor termina nesta quarta-feira (8) e, como de costume, muitas pessoas deixam para o último dia. Somente no período da manhã, o Cartório Eleitoral de Sorocaba, localizado no Jardim Paulistano, atendeu cerca de 600 eleitores.
Segundo Laurinda Ana de Negreiros, chefe de cartório da zona 137 – que contempla os bairros da região central da cidade –, o movimento maior começou na quinta-feira (7), no penúltimo dia do prazo. “Na semana passada estava praticamente vazio, apenas em um momento ou outro tinha movimento”, relata.
Apesar da quantidade de eleitores para a regularização, o tempo de espera era curto. As estudantes Ketele Sabrina Gonçalves Ferreira, de 17 anos, e Gabrielle da Silva Gonçalves, de 18 anos, foram ao local para emitir o primeiro título de eleitor. “Pela quantidade de pessoas, eu achei que iria demorar muito, mas foi apenas 15 minutos”, contou a mais velha
A empresária Gerlane Gomes, de 55 anos, se mudou recentemente para Sorocaba e precisava transferir o seu título para cá. “Eu cheguei por volta das 10h30 e antes das 11h já estava resolvido, demorou cerca de 10 minutos”, disse surpresa.
Com base nos atendimentos realizados no dia, Laurinda aponta que as maiores procuras foram para alistamento militar e pendências de regularização. “Nós também observamos que a maioria dos atendimentos foram de pessoas sem biometria, são raras as exceções. Portanto, o pessoal com biometria está consciente e procurando o serviço pela internet, isso é ótimo!”, acrescenta.
O Cartório Eleitoral segue com atendimento até às 17h e, para regularizar o título de eleitor, é necessário ter em mãos um documento oficial com foto e um comprovante de endereço recente.
“O fechamento dos cadastros já está determinado no código eleitoral, porque é a partir disso que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) consegue definir os eleitores em suas sessões”, explica Laurinda. “Após terminar os cadastros, começamos o registro de candidatura e a busca pelos mesários, para estar tudo pronto para as eleições”. (Beatriz Falcão)