Buscar no Cruzeiro

Buscar

Contra a denque

Crianças começam a receber o imunizante

06 de Maio de 2024 às 23:09
Vanessa Ferranti [email protected]
Foi grande a procura no primeiro dia de vacinação nas UBSs
Foi grande a procura no primeiro dia de vacinação nas UBSs (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO 06/05/2024)

O primeiro dia de vacinação contra a dengue para crianças de 10 e 11 anos movimentou as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba. Na UBS Sorocaba I, por volta das 10h40 de ontem (6), havia fila de crianças aguardando para tomar o imunizante.

O vigilante Paulo Roberto Camargo levou o filho Matheus Pironi Camargo, de 10 anos, assim que ficou sabendo da vacinação. “Estava bastante ansioso porque essa semana a mãe dele ficou com dengue e a gente ficou preocupado. Ele viu o quanto ela ficou ruim, então, achamos melhor trazer o mais rápido possível”, comentou.

Apesar da pouca idade, Matheus é consciente. O garoto queria tomar a vacina o mais rápido possível. “Não fiquei com medo de tomar a vacina e não quero pegar dengue. Eu vi como minha mãe ficou, eu não quero ficar que nem ela. Ela passou muito mal e ficou com coceira”, destacou o garoto.

Já Isadora Domingues, de 10 anos, foi acompanhada da avó para receber o imunizante. A pequena ignorou a dor da “picadinha” e se preveniu contra a doença. “Meu irmão já pegou dengue e eu estou preocupada com a minha saúde. A dor passa rápido, o importante é tomar a vacina para se cuidar”, disse. Motivo de alegria e alívio para a avó. “Eu estava muito preocupada. Não via a hora de começar (a vacinação) para ela vir tomar. Logo de manhã ela veio e tomou a vacina para ficar protegida”, ressaltou Maria Ramiro Domingues.

Segundo o Ministério da Saúde, neste primeiro momento, o público-alvo da vacinação são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. No entanto, o município de Sorocaba recebeu apenas 11.011 e, por isso, o imunizante foi liberado para a faixa etária de 10 e 11 anos. Hoje (7), assim como ontem (6), recebem a vacina crianças de 10 anos. Já na quarta (8), quinta (9) e sexta-feira (10), será a vez das crianças de 11 anos. A iniciativa acontece em 30 Unidades Básicas de Saúde (UBBs). As UBSs Hortência, Simus e Vila Fiori não estão aplicando o imunizante, pois são unidades sentinelas para atendimento de pessoas com sintomas da doença.

“É uma vacina muito importante, se chama Qdenga e ela contempla os quatro sorotipos dos vírus de dengue [...]. É muito importante, pois vai evitar que as crianças venham a ter complicações, internações ou até mesmo óbito, que é o que a gente não quer que aconteça”, enfatizou Alexandre Ascencio, coordenador da Atenção Básica de Sorocaba.

De acordo com a SES, mais de 500 crianças foram imunizadas no primeiro dia. Pacientes imunossuprimidos não devem ser vacinados, pois há contraindicação. É necessário respeitar um intervalo de seis meses, caso o munícipe tenha contraído dengue. Outra recomendação da Secretaria da Saúde (SES) é que a segunda dose deve ser recebida somente após 90 dias da primeira.