Uso do Solo
Centro de Sorocaba está entre as prioridades na revisão do Plano Diretor
Propostas foram discutidas durante encontro de representantes da Prefeitura de Sorocaba, Secovi-SP e SindusCon-SP
Um encontro entre representantes do SindusCon-SP e Secovi-SP e Prefeitura de Sorocaba foi promovido em 24 de abril para discutir novas propostas para o Plano Diretor, incluindo, como uma das prioridades, o centro da cidade. O diretor da regional Sorocaba do SindusCon-SP, Elias Stefan Júnior, destaca que os pontos apresentados à análise da prefeitura, de maneira geral, visam melhorar o centro da cidade. “A ideia é enquadrar da melhor maneira possível os produtos que serão colocados no mercado, de tal forma que a qualidade de vida da população seja significativamente melhorada e as condições urbanísticas, de meio ambiente e de deslocamento sejam respeitadas”, salienta.
Em resposta ao jornal Cruzeiro do Sul, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da equipe técnica da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan), explica que vem garantindo o cumprimento de todas as medidas exigidas para a revisão do Plano Diretor. Uma delas, inclusive, é a participação da população sorocabana na fase inicial, de diagnóstico e coleta de sugestões.
Vale destacar que o Plano Diretor é a legislação que orienta o desenvolvimento de uma cidade, ao estabelecer as regras para a ocupação do solo, levando em conta fatores estruturais, como o sistema viário, áreas de preservação ambiental, residenciais, industriais, comerciais, entre outras, acompanhando permanentemente o crescimento do município.
Entre as demandas preestabelecidas pela Seplan, está o equilíbrio do desenvolvimento urbano nas áreas rurais e nas áreas de mananciais, com ferramentas e instrumentos de uso adequado do solo para o desenvolvimento e de controle efetivo do território, protegendo os recursos naturais.
Quanto à temática da mobilidade urbana, a Seplan adianta que será feito projeto completo, estabelecendo as diretrizes para reduzir os impactos gerados pelo trânsito da cidade e, com isso, incentivar o transporte público e outros modais. Em relação à inclusão produtiva, seu contexto será a criação de condições favoráveis para que todos os indivíduos tenham acesso a oportunidades econômicas e participem ativamente da produção e do mercado de trabalho.
O Poder Público Municipal prossegue com o recebimento de sugestões da população, que podem ser incluídas na revisão do Plano Diretor Participativo de Sorocaba (Desenvolvimento Físico e Territorial de Sorocaba). Todo munícipe pode participar, apontando o que pretende que seja melhorado no planejamento urbano da cidade.
Participaram do encontro o presidente do Conselho Consultivo do SindusCon-SP, Renan Persio dos Santos; o diretor da regional Sorocaba do SindusCon-SP, Elias Stefan Júnior; o diretor do Secovi- Sorocaba, Güido Cussiol Neto; o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Glauco Enrico Bernardes Fogaça; e o ex-secretário da Habitação do Estado de São Paulo Flavio Amary. (Gabrielle Camargo Pustiglione)
Galeria
Confira a galeria de fotos