Buscar no Cruzeiro

Buscar

Uso do Solo

Centro de Sorocaba está entre as prioridades na revisão do Plano Diretor

Propostas foram discutidas durante encontro de representantes da Prefeitura de Sorocaba, Secovi-SP e SindusCon-SP

04 de Maio de 2024 às 22:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
Plano Diretor é a legislação que orienta o desenvolvimento de uma cidade, ao 
estabelecer as regras para a ocupação do solo
Plano Diretor é a legislação que orienta o desenvolvimento de uma cidade, ao estabelecer as regras para a ocupação do solo (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (17/4/2024))

Um encontro entre representantes do SindusCon-SP e Secovi-SP e Prefeitura de Sorocaba foi promovido em 24 de abril para discutir novas propostas para o Plano Diretor, incluindo, como uma das prioridades, o centro da cidade. O diretor da regional Sorocaba do SindusCon-SP, Elias Stefan Júnior, destaca que os pontos apresentados à análise da prefeitura, de maneira geral, visam melhorar o centro da cidade. “A ideia é enquadrar da melhor maneira possível os produtos que serão colocados no mercado, de tal forma que a qualidade de vida da população seja significativamente melhorada e as condições urbanísticas, de meio ambiente e de deslocamento sejam respeitadas”, salienta.

Em resposta ao jornal Cruzeiro do Sul, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da equipe técnica da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan), explica que vem garantindo o cumprimento de todas as medidas exigidas para a revisão do Plano Diretor. Uma delas, inclusive, é a participação da população sorocabana na fase inicial, de diagnóstico e coleta de sugestões.

Vale destacar que o Plano Diretor é a legislação que orienta o desenvolvimento de uma cidade, ao estabelecer as regras para a ocupação do solo, levando em conta fatores estruturais, como o sistema viário, áreas de preservação ambiental, residenciais, industriais, comerciais, entre outras, acompanhando permanentemente o crescimento do município.

Entre as demandas preestabelecidas pela Seplan, está o equilíbrio do desenvolvimento urbano nas áreas rurais e nas áreas de mananciais, com ferramentas e instrumentos de uso adequado do solo para o desenvolvimento e de controle efetivo do território, protegendo os recursos naturais.

Quanto à temática da mobilidade urbana, a Seplan adianta que será feito projeto completo, estabelecendo as diretrizes para reduzir os impactos gerados pelo trânsito da cidade e, com isso, incentivar o transporte público e outros modais. Em relação à inclusão produtiva, seu contexto será a criação de condições favoráveis para que todos os indivíduos tenham acesso a oportunidades econômicas e participem ativamente da produção e do mercado de trabalho.

O Poder Público Municipal prossegue com o recebimento de sugestões da população, que podem ser incluídas na revisão do Plano Diretor Participativo de Sorocaba (Desenvolvimento Físico e Territorial de Sorocaba). Todo munícipe pode participar, apontando o que pretende que seja melhorado no planejamento urbano da cidade.

Participaram do encontro o presidente do Conselho Consultivo do SindusCon-SP, Renan Persio dos Santos; o diretor da regional Sorocaba do SindusCon-SP, Elias Stefan Júnior; o diretor do Secovi- Sorocaba, Güido Cussiol Neto; o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Glauco Enrico Bernardes Fogaça; e o ex-secretário da Habitação do Estado de São Paulo Flavio Amary. (Gabrielle Camargo Pustiglione)

 

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos