Conscientização
‘Maio Amarelo’ busca mais respeito no trânsito
Cruzeiro FM 92,3 também desenvolve campanha por mais segurança e educação nas vias da cidade
Em meio ao trânsito agitado de uma manhã em Sorocaba, uma cena atrai os olhares: um motoboy corre pela faixa de pedestres e leva uma “encomenda” aos motoristas que transitam pelo trecho. A entrega é um cartaz, com uma mensagem de conscientização no trânsito. A ação faz parte da Campanha Maio Amarelo — uma iniciativa que acontece todos os anos em Sorocaba. O objetivo é promover a segurança e o respeito nas ruas e avenidas da cidade.
As atividades organizadas pela Secretaria de Mobilidade (Semob), com o apoio da Urbes Trânsito e Transportes, começaram na última quinta-feira (2) e continuam, diariamente, até o dia 29 deste mês. Ao todo, serão 23 temáticas diferentes, em escolas, entidades e, sobretudo, em locais públicos e pontos estratégicos do município. Ontem (3), no período da manhã, a iniciativa foi voltada aos entregadores e ocorreu em dois cruzamentos da avenida Dom Aguirre. À tarde, houve uma encenação sobre álcool e direção em trechos da Barão de Tatuí.
O número de acidentes de trânsito nas vias urbanas e rodovias de Sorocaba foi praticamente o mesmo, com uma pequena queda, nos três primeiros meses de 2024 em relação ao mesmo período de 2023. Segundo dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga), entre janeiro e março deste ano, foram registrados 791 acidentes e, no ano anterior, 793. No entanto, as mortes aumentaram. Foram 25 em 2024 e 19 em 2023.
De acordo com Alex Gois, agente do setor de educação no trânsito da Semob, a maior dificuldade para evitar os acidentes em Sorocaba é justamente o comportamento dos motoristas. “O condutor sabe o que ele tem de fazer, mas, infelizmente, alguns insistem em fazer da maneira errada. Um exemplo bem claro é o estacionar no local proibido, ‘é rapidinho, é só um minutinho’, mas mesmo um minutinho pode sim causar um sinistro de trânsito, pode causar algo mais grave”, explica o agente.
Para mudar essas atitudes, a campanha Maio Amarelo faz-se importante. “Trabalhamos com todos os modais, desde os pedestres, ciclistas, motociclistas, o condutor do carro, todos são englobados nas nossas campanhas. A principal mensagem é que temos de fazer a nossa parte. Se mudarmos as nossas atitudes, o trânsito vai melhorar e, consequentemente, o número de óbitos no trânsito vai reduzir”, destaca Gois.
A motorista Maria Aparecida passava pela avenida Dom Aguirre no momento da ação e disse que realmente há desrespeito no trânsito sorocabano. “Vemos que a falta de educação no trânsito é bem consistente”. A motociclista Ettiene Laiane aprovou a iniciativa da prefeitura. “Eu acho legal, porque o pessoal precisa ter mais conscientização”.
Programação
Neste sábado (4), das 8h às 10h30, acontece o “Pedale Seguro”, uma atividade voltada a ciclistas, na avenida General Osório, nos arredores da praça Edmundo Valle. Ao longo do mês, estão agendadas 14 atividades em escolas municipais e particulares, com a apresentação dos teatros de fantoches “Xô acidente” e “Superamarelinho”.
A equipe de Educação para o Trânsito da Semob confirmou a realização de uma atividade inédita, chamada “Pedestre na Praça”, que irá ocorrer na praça Coronel Fernando Prestes, no dia 10 de maio (sexta-feira), das 9h às 12h e das 14h às 17h. Na ocasião, dois arte-educadores, com materiais de conscientização, vão convidar os pedestres a atravessar corretamente em uma faixa de travessia instalada no meio do logradouro. Haverá, ainda, um terceiro personagem, caracterizado de idoso, para interagir com os pedestres, pedindo ajuda para cruzar o dispositivo de segurança.
Há, ainda, outras ações programadas. O calendário completo está disponível nas mídias sociais da Prefeitura de Sorocaba: @prefeituradesorocaba. O contato com a equipe de Educação para o Trânsito da Semob pode ser feito pelo site: www.urbes.com.br. Basta clicar em “Ouvidoria”, selecionar o assunto “Educação para o Trânsito” e em “Abrir Manifestação”, para enviar sua solicitação. (Com informações da Secom Sorocaba)
Desrespeito no trânsito é problema frequente
A falta de respeito no trânsito de Sorocaba é um problema relatado com frequência pela população. Walter Stefanuto, assinante do Cruzeiro do Sul, manifestou, por meio de um e-mail, a frustração em relação às infrações no trânsito cometidas por “motoqueiros”. “Não me refiro aos motociclistas, que, em maioria, respeitam o código de trânsito. Trabalho boa parte do dia conduzindo auto pelas ruas de Sorocaba e tenho assistido a absurdos por parte dos ‘motoqueiros’: na contramão, atravessam semáforo vermelho, ultrapassam pela direita, alta velocidade, estacionam em vagas de deficientes, etc.”, informa.
Stefanuto informa também que tentou denunciar os casos na Urbes, mas não teve retorno da empresa. “Tentei contatos com a Urbes - absolutamente omissa - e com a prefeitura, sem nenhum sucesso ou retorno”, declara. O Cruzeiro do Sul entrou em contato com a Prefeitura de Sorocaba sobre a reclamação do assinante.
Em nota, o Executivo informou que a recomendação da Secretaria de Mobilidade (Semob) é que o condutor, assim como o pedestre, sempre respeite a sinalização de trânsito e dirija com responsabilidade, como forma de contribuir para um trânsito sempre mais seguro para todos aqueles que compõem a mobilidade urbana.
A Semob disse também que realiza o monitoramento permanente do sistema viário, inclusive, por rede de videomonitoramento. Ressalta, também, que os agentes de trânsito fazem operações contínuas de monitoramento, orientação e fiscalização do tráfego de veículos em todas as regiões da cidade, com maior ênfase nos locais de grande fluxo como, por exemplo, próximo às escolas.
A Semob recebe, em média, 240 solicitações de fiscalização por mês, quanto a possíveis infrações de trânsito. Aproximadamente, 45% das solicitações recebidas resultam em multa.
Os principais canais de contato com a Semob, para solicitação de serviços ou denúncias, são: os telefones 118 e (15) 3519-3101; o e-mail [email protected]; pela Ouvidoria da Urbes, via site www.urbes.com.br ou diretamente na sede da Semob, que fica na rua Professor Dirceu Ferreira da Silva, 55, Alto da Boa Vista, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. A secretaria informa que todos os casos são averiguados. (Vanessa Ferranti)