Caged
Sorocaba fecha março com saldo positivo de emprego
Serviços foi o setor que mais contratou, seguido pelo comércio e indústria
Sorocaba registrou um saldo positivo de empregos formais pelo terceiro mês consecutivo em 2024. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram criados 11.890 empregos no mês de março, mas ocorreram 10.664 desligamentos. O setor de serviços se destacou, com um saldo positivo de 760 empregos, resultado de 6.219 contratações e 5.459 demissões. Em segundo lugar, o comércio criou 231 vagas, seguido pela indústria com 198 e construção com 44. O setor agropecuário apresentou um saldo negativo de 7 contratações.
No quadro geral, apesar do número ter sido otimista, houve uma queda de quase 40% na criação de vagas formais na cidade em relação ao mês anterior. Em março, o saldo foi de 1.226 contratações e em fevereiro 2.024. O professor de economia Marcos Antonio Canhada explica que essa diferença pode ter sido influenciada pelo Carnaval. “No mês de fevereiro, em função do Carnaval, temos a tendência de elevação de contratações temporárias, com destaque para área de serviços, que pode justificar em parte este crescimento apontado em fevereiro”, declarou.
Março não foi o único mês em que o setor de serviços ganhou destaque em Sorocaba. O setor está em primeiro lugar desde janeiro de 2024. “Sorocaba vem demonstrando forte tendência de crescimento do setor de serviços ao longo do tempo, por ser uma cidade industrial. Há uma tendência de elevação da renda das famílias ao longo do tempo e, consequentemente, acarreta demandas maiores por serviços por parte dos agentes econômicos”, pontuou Canhada.
Para o professor, devido ao crescimento na área, o setor deve ser olhado com atenção pelos órgãos e instituições de formação profissional. “Essa tendência impõe a necessidade, por parte do poder público e das instituições de ensino, de preparar e qualificar pessoas para esse mercado crescente”, informou.
O economista comenta, ainda, que a tendência para o emprego no Brasil e consequentemente para Sorocaba é de relativa estabilidade nos próximos meses. Conforme explica o especialista, a expectativa de crescimento do PIB, em torno de 2% neste ano, associada a uma taxa estável de desemprego nos últimos trimestres, em cerca de 8% da população, tem apontado para esta direção estável.
“Sorocaba pode se destacar à frente da perspectiva nacional, pois alguns investimentos industriais, principalmente na Toyota e seus sistemistas, podem, dependendo da velocidade da maturação destes investimentos, trazer melhorias em nível de emprego na cidade nos próximos meses”, finalizou Canhada.