Buscar no Cruzeiro

Buscar

Violência doméstica

Cabine Lilás registra 509 atendimentos

01 de Maio de 2024 às 22:13
Cruzeiro do Sul [email protected]
Programa funciona na cidade de São Paulo e pode ser expandido
Programa funciona na cidade de São Paulo e pode ser expandido (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Os atendimentos realizados pela Cabine Lilás durante o primeiro mês de projeto ajudaram a Polícia Militar a prender 8 suspeitos que descumpriram as medidas protetivas impostas pela Justiça. O programa inaugurado na cidade de São Paulo em março é voltado para atender de forma mais técnica e humanizada as mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar.

Até o momento, a iniciativa resultou em 509 atendimentos, sendo que 56 mulheres receberam orientações de como obter as medidas protetivas. No período, oito homens foram detidos.

O serviço é realizado pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) por meio de policiais femininas treinadas pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). Ao ligar para o 190, o serviço pode ser solicitado pela própria vítima ou ser ofertado pelo atendente, caso a mulher queira falar diretamente com uma policial ou se tiver dúvidas em relação a quais medidas adotar caso seja agredida. A expectativa é que “esse projeto-piloto seja expandido em breve para todo o Estado”, segundo o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite. (Da Redação com informações de SSP)