Buscar no Cruzeiro

Buscar

Comércio

Dia das Mães traz a expectativa de boas vendas para o comércio em Sorocaba e Votorantim

Segundo pesquisa, é esperado um crescimento de 6% em relação ao ano passado, com gasto médio de R$182

30 de Abril de 2024 às 22:33
Cruzeiro do Sul [email protected]
Vitrines já buscam valorizar opções de presentes para a data
Vitrines já buscam valorizar opções de presentes para a data (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO 25/04/2024)

O comércio em Sorocaba e Votorantim espera um crescimento nas vendas em virtude do Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio, que neste ano será no dia 12. De acordo com uma pesquisa realizada pela Athon Ensino Superior e indicada pela Associação Comercial de Sorocaba e Distrital Votorantim (ACSO), o gasto médio será de R$182, com um aumento de 6% nas vendas em comparação ao ano passado.

A pesquisa, realizada entre os dias 19 e 22 de abril de 2024, entrevistou 185 consumidores da região. Apesar do cenário internacional conturbado, com conflitos na Ucrânia e Israel, o mercado local mostra sinais de recuperação, segundo a Associação.

Os dados coletados mostram que a maioria dos entrevistados (70%) pretende presentear mães, sogras, avós, esposas e companheiras, mantendo um percentual similar do ano passado. Já cerca de 28% dos entrevistados estão indecisos quanto à compra, um número estável em relação ao mesmo período que serviu como base para a comparação.

A expectativa de um gasto em média de R$182 é relevante para os comerciantes, indicando um potencial de aumento nas vendas e uma oportunidade de negócio durante essa época do ano.

As lojas físicas de Sorocaba são as preferidas para a compra dos presentes, com 41,5% dos entrevistados planejando comprar em shoppings centers; a facilidade de troca é apontada como o principal motivo para essa preferência; 18,5% pretende gastar em lojas no Centro; 11% faz a opção por lojas nos bairros.

O que escolher

Quanto aos presentes, a pesquisa revela que 55,1% dos entrevistados têm preferência por artigos de vestuário ou acessórios, seguido de perfumes e cosméticos e chocolates ou bombons. Os eletrônicos representam uma parcela menor, com 4,1%.

Mas não dá para esquecer da cultura de deixar as compras para a última hora, com 29,6% planejando escolher o presente na semana ou na véspera do Dia das Mães. A maioria dos consumidores decidem comprar mais de um presente, com uma média de 1,6 presente por pessoa, sendo a maioria destinada às mães (82%), seguida por esposas e companheiras (32%) e sogras (26%).

Quanto à forma de pagamento, 61% dos entrevistados planejam utilizar cartão de crédito, 25% preferem o uso do cartão de débito e apenas 14% vão usar o PIX, as transferências imediatas. (João Frizo - programa de estágio)