Aniversário
Ferroviários celebram o seu dia e Acaps comemora 75 anos
Com o maquinista à frente e os vagões transportando materiais e a população, os trens e a malha ferroviária fazem parte da história do Brasil, sobretudo a partir do século 19. Na região de Sorocaba, não é diferente. Mas para colocar tudo em funcionamento, os ferroviários são peças essenciais. Para manter ativa, não apenas a memória do transporte, mas também quem ajudou a erguer os trilhos do progresso, foi comemorado ontem (30) o Dia do Ferroviário. O mês passado também marcou, no dia 12, a celebração dos 75 anos da Associação de Cooperação dos Aposentados e Pensionistas da Sorocabana (Acaps).
Em entrevista ao Cruzeiro do Sul, Davi Ferrari, presidente da Acaps há mais de 40 anos, frisou a importância que o ferroviário tem na história do País. “O Estado de São Paulo foi desbravado por meio das malhas ferroviárias. Além disso, os trabalhadores das ferrovias passaram a construir casas e morar nas proximidades das estações, dando origem a muitas cidades. Dessa maneira, os ferroviários auxiliaram ao explorar várias regiões”, comentou.
Atualmente a Acaps conta com 964 associados e mantém inúmeras atividades. “O número de ferroviários (quando a ferrovia estava em atividade na região de Sorocaba) era enorme, mais de nove mil. Vinham pessoas de vários lugares”, explicou Davi. “A Acaps é muito unida até hoje. É assim que perpetuamos a história construída com muita garra”, finalizou o presidente, de 86 anos. (Da Redação)