Mobilidade
Miniterminal no Jardim Tatiana terá linha dentro do sistema do BRT
Obras já foram concluídas e a operação deve começar em breve
O Miniterminal de ônibus no Jardim Tatiana, que fica na Rua Cláudio Castorino França, 32 e integra o Corredor Estrutural Oeste do Sistema de Ônibus de Trânsito Rápido (BRT), deve começar a funcionar nos próximos dias. A informação é da Prefeitura de Sorocaba que concluiu as obras de infraestrutura.
O Miniterminal tem uma estação, um abrigo de conexão e a casa de apoio aos motoristas. Para a sua operação, serão gerados 24 novos empregos. O local terá bicicletário, acesso por catraca (o que diminui o tempo de embarque dos usuários), ambiente monitorado por câmeras, área operacional para motoristas e setor de Administração, além de acessibilidade completa com rampas, leitura em braile, interfone, monitores com informações atualizadas informando os horários dos ônibus e linhas disponíveis.
Operação do Miniterminal
A nova unidade do sistema BRT Sorocaba funcionará, basicamente, como uma estação de conexão entre linhas do transporte público. Ou seja, passageiros que utilizam linhas em bairro da região, como 51 - Green Valley e 80 - Ufscar, futuramente passarão por esse Miniterminal, para acessar outras linhas em direção às diferentes regiões da cidade, sem a necessidade de pagar nova tarifa.
Novidade é que, o Miniterminal Jardim Tatiana passará a contar com uma nova linha BRT, chamada linha D210 Leste/Oeste. Ela ligará as avenidas Dr. Armando Pannunzio e General Carneiro com a Avenida São Paulo, passando pela região central da cidade. Nesse itinerário, serão utilizados oito ônibus do tipo articulado.
Essa ligação entre as Zona Leste e Oeste será realizada com saídas de ônibus a cada 15 minutos. Partindo do Miniterminal, esse itinerário seguirá: Av. Dr. Armando Pannunzio, Av. General Carneiro, Rua Moreira César, Rua Cesário Mota, Rua São Bento, Rua XV de Novembro, Av. São Paulo e Uniso. Outra rota, partindo da Uniso, seguirá: Av. São Paulo, Rua Pereira Inácio, Rua Dr. Álvaro Soares, Rua Sete de Setembro, Av. General Carneiro, Av. Dr. Armando Pannunzio e Miniterminal Jd. Tatiana.
Corredor Oeste do BRT
O novo Corredor Estrutural Oeste do BRT, que começará a operar nos próximos dias atenderá ao eixo Leste/Oeste do sistema rápido, concluindo, assim, o projeto do Sistema BRT em sua totalidade na cidade de Sorocaba e que, atualmente, opera com dois corredores exclusivos (Itavuvu e Ipanema), cinco estruturais (Sul, Centro, Leste, Binário e Hermelino Matarazzo) e dois Terminais de Ônibus (Vitória Régia e São Bento).
O projeto passou por readequações e, no novo formato, os ônibus da concessionária BRT, assim como das demais operadoras do transporte público na cidade, circularão pela faixa preferencial à direita, tal como no modelo já adotado nas avenidas São Paulo (Corredor Leste) e Antônio Carlos Comitre (Corredor Sul).
As obras do novo corredor BRT, iniciadas no dia 12 de abril do ano passado, também incluem um novo Terminal no Jardim Ipiranga. (Da Redação com informações da Prefeitura de Sorocaba)