Tradição
Dança e homenagens marcam Feira de Sevilha
Ao som das sevilhanas, tradicional desfile das bailarinas tomou a avenida Nogueira Padilha
A Sala Tablado Flamenco realizou ontem (20) mais uma edição da tradicional “Feira de Sevilha” ou, em espanhol, “Feria de Sevilla” . O evento, que aconteceu na Vila Hortência, foi marcado por dança, música, comidas típicas e homenagens.
Foi com emoção que a bailarina e coreógrafa Thalma Di Lelli, diretora da Sala Tablado Flamenco, entregou a placa de congratulações, homenagem da Câmara Municipal de Sorocaba, ao Sr. Aldrovando Moreira da Silva Filho. Ele é descendente de espanhóis, que, junto a sua família, prestigia e participa do evento desde sua primeira edição. Todos os anos uma bandeira e flores são colocadas na sacada de sua casa, na Nogueira Padilha, para sinalizar a participação na Feira de Sevilha de Sorocaba.
“Recebo com alegria esta homenagem feita a mim, e minha esposa Tereza Judice, falecida em 2023. Fico muito feliz que mesmo sem a presença dela aqui, ela é lembrada por levar a cultura espanhola para muita gente, sendo como professora na Vila Hortência, como descendente de espanhóis e apreciadora da cultura”, comenta Aldrovando.
Ao som das tradicionais sevilhanas, o elenco da Sala Tablado desfilou e dançou pela Nogueira Padilha enaltecendo a cultura da Espanha.
Mãe e filha, Erica Pires e Bárbara Pires Frati, participaram pela primeira vez do evento. “Somos descendentes de espanhóis, minha família sempre levou a cultura espanhola na veia. Feliz em participar do evento dançando com minha filha, mostrando pra ela nossa cultura”, conta Erica Pires, que já entrou com a documentação para a cidadania espanhola.
Os pequenos Cauê e Kalil também participaram da festividade. Eles estavam acompanhados da mãe Amanda Catalano. “Temos que honrar nossa cultura, feliz em ver meus meninos curtindo essa festa”, comenta Amanda.
.
O evento
Este ano, a feira sorocabana acontece exatamente no mesmo período do evento espanhol que ela homenageia, a “Feria de Sevilla” (também conhecida como Feria de Abril) que é realizada, desde o ano de 1847, como marco do início da Primavera no país europeu.
A Feira Sorocabana aconteceu em dois momentos, um com o tradicional desfile e dança pela Nogueira Padilha e o outro à noite no salão da Paróquia Bom Jesus dos Aflitos, com muita música, dança e comidas em prol das obras assistenciais da Paróquia Bom Jesus dos Aflitos.