Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dengue

Ampliação de público-alvo ocorre para evitar perda de vacina

Objetivo do Ministério da Saúde é alcançar mais pessoas, mas por enquanto Sorocaba não receberá doses

18 de Abril de 2024 às 22:06
Cruzeiro do Sul [email protected]
placeholder
placeholder

O Ministério da Saúde fez o anúncio nesta quarta-feira (17) da ampliação do público-alvo da vacina contra a dengue. O motivo é evitar a perda do produto. Contudo, ainda não há uma previsão para a cidade receber as doses.

De acordo com a recomendação, estados e municípios que tenham doses a vencer até 30 de abril podem atender pessoas de outras faixas etárias. Inclusive, existe a permissão para que os estados façam remanejamento das doses próximas ao vencimento entre seus municípios. Atualmente, a vacina é recomendada para adolescentes de 10 a 14 anos, mas a pasta indica que caso haja risco de perda de vacina, as redes poderão aplicar doses em pessoas de 6 a 16 anos. Caso a ampliação ainda não seja suficiente para dar conta do estoque de vacinas a vencer, os municípios poderão vacinar pessoas de 4 a 59 anos, faixa etária que está prevista na bula da vacina da dengue.

A estratégia é temporária segundo o próprio ministério e deve ser aplicada para as vacinas com data de vencimento até 30 de abril de 2024, segundo nota da pasta. Contudo, a segunda dose do imunizante deve ser garantida para quem for vacinado nesse contexto. No início da semana, o jornal “O Globo” noticiou que cerca de 145 mil doses de vacina da dengue estavam próximas do vencimento.

Pelo menos dez estados brasileiros têm doses com data de validade até 30 de abril e estão planejando o remanejamento dessas doses. São eles: Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e São Paulo.

Não foram fornecidas pelo Ministério da Saúde as informações sobre a quantidade de doses disponíveis nesses locais. Porém, foram divulgadas as novas faixas etárias que poderão receber o imunizante em algumas dessas unidades da federação. No caso do Amazonas, a faixa etária entre 10 e 59 anos; Goiás, 4 a 59; e Bahia, Distrito Federal, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e São Paulo, 6 a 16.

São Paulo

De acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado de São Paulo, a região está adotando a recomendação do Ministério da Saúde para ampliar a vacinação, começando pelo grupo etário de 6 a 16 anos nos municípios que possuem doses com validade até 30 de abril. Dependendo da quantidade de doses disponíveis, a estratégia poderá ser estendida para incluir indivíduos de 4 a 59 anos. O CVE não forneceu informações detalhadas sobre a situação em cada município paulista.

Sorocaba

O Cruzeiro do Sul entrou em contato com a Secretaria da Saúde (SES) que informou, em nota, que “ainda não há uma nova recomendação ou envio deste imunizante do Ministério da Saúde destinado ao município de Sorocaba na rede pública”. (Da Redação, com informações da Agência Estado)