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Turismo

Interior paulista tem passeios de trem

A Sorocabana — Movimento de Preservação Ferroviária oferece uma experiência regada com história e cultura

17 de Abril de 2024 às 22:27
Cruzeiro do Sul [email protected]
Viagens temáticas partem da Estação Paula Souza, no Centro de Sorocaba, e 
vão até a Fábrica Santa Maria resgatando a história do desenvolvimento da cidade
Viagens temáticas partem da Estação Paula Souza, no Centro de Sorocaba, e vão até a Fábrica Santa Maria resgatando a história do desenvolvimento da cidade (Crédito: EMÍDIO MARQUES / ARQUIVO JCS)

As viagens de trem sempre proporcionaram alegria a famílias e grupo de amigos. Trem é aventura desde a estação, do encanto dos vagões, seguindo pelos trilhos com diversidade de cenários e expectativa de atrações conduzidas por este secular meio de transporte. Tudo começou em 16 de janeiro de 1867, quando foi inaugurado o Complexo da Estação Ferroviária de Jundiaí, construído para ser o terminal da antiga São Paulo Railway, posteriormente denominada Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. Foi a primeira linha ferroviária em território paulista que conectou o planalto ao litoral.

Conta a história que os trilhos das companhias Paulista, Mogiana, Santos-Jundiaí, São Paulo Railway e Central do Brasil, entre outras, foram fundamentais para o transporte do café e, depois, de outras riquezas paulistas. Igualmente para o transporte de passageiros. O rico patrimônio ferroviário existente merece atenção. Como as antigas estações ferroviárias, marco arquitetônico e urbanístico para muitas das cidades paulistas. Várias delas nasceram ou cresceram em função de suas estações ferroviárias, como a cidade de Sumaré, que se tornou um núcleo urbano a partir da estação Rebouças, ligada à malha da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

Em tempos atuais, fazer turismo de trem já é uma realidade que coloca São Paulo de volta aos trilhos. Para Fábio Barbosa, diretor de Patrimônio e Comunicação da Associação Nacional de Preservação Ferroviária (ANPF), “os trens turísticos têm sido uma opção de transformação das paisagens urbanas e rurais, com mudança de comportamento de muitas comunidades, que foram assim beneficiadas”.

Trem dos Operários

Passeio de trem histórico-cultural a bordo de um trem composto por Locomotiva Diesel (nº 3036) e Carro de Passageiros (EFS Mafersa “Superluxo”). O trem parte da Estação Paula Souza, em Sorocaba, e vai até a Fábrica Santa Maria, na Vila Hortência, de onde retorna (ida e volta).

Trem de Guararema

Operado pela Regional Sul de Minas da ABPF, na cidade de Guararema, o trem parte da estação central da cidade e segue em direção à estação Luís Carlos, na vila de mesmo nome, totalizando 14 km de passeio (ida e volta). O charme é o carro panorâmico que possui duas varandas em suas extremidades e uma cúpula superior com vivência única para o passageiro, já que é totalmente aberto. A visão das paisagens é ampla, além da sensação agradável do passeio ao ar livre. O kit lanche está incluído nesse vagão. O tour no Trem de Guararema pode ser contratado via agências de turismo e grupos com condições especiais.

Expresso Turístico CPTM

Promove passeios que saem da Estação da Luz, no centro de São Paulo, para Jundiaí, Paranapiacaba ou Mogi das Cruzes. Os passeios são feitos em carros (vagões) antigos de 1962 da ABPF com duração de 1h30 de viagem. O trem é uma parceria com a ABPF.

Campinas Jaguariúna

A bordo de uma locomotiva de 1958, o turista viaja pelos antigos trilhos da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro com destino a Jaguariúna. São seis estações durante o trajeto e, ao chegar ao final, o trem faz uma pausa de 30 a 40 minutos a viagem tem duração total de 3h30.

Trem Republicano

Parte das estações de Itu e Salto. A ferrovia, com sete quilômetros de extensão, foi determinante para a escolha de Itu como o local da primeira Convenção Republicana do País.

Trem dos Imigrantes

Para o passeio de Maria Fumaça, a entrada é pelo Museu do Imigrante, antiga hospedaria localizada no bairro da Mooca, em São Paulo, que recebia os imigrantes que chegavam ao Brasil pelo porto de Santos no fim do século XIX e início do século XX, este passeio refaz parte do trajeto original a bordo de uma composição tracionada por uma maria fumaça a vapor de 1922. O passeio dura em torno de 25 minutos.

Campos do Jordão

Trata-se de uma estrada de ferro eletrificada no Estado de São Paulo que liga as cidades de Pindamonhangaba a Campos do Jordão, sendo hoje utilizada somente para transporte de passageiros, essencialmente em passeios turísticos.

Em Campos do Jordão também há um percurso feito por bondes turísticos vermelhos e amarelos, que já se tornaram uma das marcas registradas da cidade. Eles saem da estação de Emílio Ribas e depois de 25 minutos chegam ao Portal de Campos do Jordão.

Trens temáticos

São ações realizadas pela THG Ferrovia e Turismo em parceria com o Trem de Guararema, Trem dos Operários, Trem Republicano entre outros parceiros. Trem da Cerveja, Trem do Vinho, Trem Caipira são algumas das atividades realizadas pela agência. O trabalho se estende a outras agências parceiras.

Um passeio para quem aprecia a história, será inaugurado em breve entre São Paulo e Minas Gerais. Trata-se do Trem Turístico da Revolução de 1932, que ligará as cidades de Cruzeiro, no interior paulista, e Passa Quatro, em território mineiro.

Outro passeio que em breve deverá acontecer será a extensão do trem turístico de Guararema e o Expresso Turístico para o distrito de Sabaúna em Mogi das Cruzes, onde já há um museu ferroviário.

Para informações sobre dias e horários de passeios, assim como preços dos bilhetes e de outros serviços, o interessado pode consultar o site de cada um dos trens turísticos (Da Redação, com informações da Agência SP)

 

 

 

 

 

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