Buscar no Cruzeiro

Buscar

Temperatura

Primeira frente fria do outono chega à região hoje

Apesar de muitas nuvens, a chuva não deve aparecer entre sexta e domingo

17 de Abril de 2024 às 10:58
Thaís Marcolino [email protected]
Os dias mais frios dentro do período de atuação desta massa polar serão a quinta (18) e a sexta-feira (19)
Os dias mais frios dentro do período de atuação desta massa polar serão a quinta (18) e a sexta-feira (19) (Crédito: Arthur Brançam Manoel)

É hora de tirar a blusa de frio que está guardada há um tempo no armário. Isso porque a primeira frente fria do outono chegou a algumas regiões do País, principalmente nas do sul e sudeste, a partir desta quinta-feira (18), com previsão de fazer as temperaturas despencarem, sobretudo, em comparação com os últimos meses.

De acordo com o Climatempo, algumas cidades do Estado de São Paulo vão amanhecer com temperaturas “um pouco mais altas”, e a menor temperatura do dia pode ser registrada à noite, e não de manhã, como normalmente acontece. O dia deve terminar mais frio em Sorocaba, Pirassununga, Campinas, Santos, Taubaté e Campos do Jordão.

Na Manchester Paulista, nesta quinta-feira (18), a mínima será de 16ºC, enquanto a máxima, 22ºC. A população observará um dia de sol com muitas nuvens, que aparecem também no período da noite.

A chuva não deve aparecer de sexta a domingo, já que não há previsão, de acordo com o Climatempo. Em relação às temperaturas, o último dia útil da semana terá sol o dia todo sem nuvens no céu. A amplitude térmica — diferença entre mínima (14ºC) e máxima (26ºC) — deve chegar a 12ºC.

No final de semana, as máximas sobem um pouco mais, chegando a 27ºC no sábado (20) e 28ºC no domingo (21).O mesmo acontece com as mínimas, que ficam em 14ºC e 16ºC, respectivamente. Nos dois dias, a população enfrentará um período de sol o dia todo com céu limpo, sem chances de nebulosidade.

Nos municípios que pertencem à Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), a previsão meteorológica deve se manter.

Balanço

Um levantamento da reportagem, com base em dados disponibilizados pelo Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), mostra que as médias mensais de mínima e máxima, em Sorocaba, do início do ano até agora, ficaram entre 19ºC e 31ºC. Já em relação às chuvas, o pico foi em fevereiro, com 125mm.

Se comparado anualmente, tendo como base os primeiros 181 dias do ano (até 17/4), a máxima de 2024 ficou 1,41ºC mais alta. Em 2023, o Ciiagro registrou 30,29ºC. Em relação às mínimas, enquanto no ano passado foi contabilizado 19ºC, no período atual, o menor registro foi de 20,25ºC.

Já os dados pluviométricos (de chuva) apontaram acumulado de 856mm em 2023 (entre 01/01 e 17/04), enquanto em 2024, foram registrados 348mm. Em fevereiro deste ano, Sorocaba atingiu o pico de chuva dos primeiros quatro meses do ano: 125mm.

Outono

Uma das características do outono é a redução gradativa das temperaturas diárias, que passam de elevadas a mais amenas, antecipando o período frio que vem na sequência. Além das mudanças de temperatura, a estação é marcada pela maior incidência de ventos e pela diminuição da umidade do ar. A estação transitória termina no dia 21 de junho, às 17h51.

 

Galeria

Confira a galeria de fotos