Buscar no Cruzeiro

Buscar

Trânsito

Moradores reivindicam ligação entre avenidas

Para eles, conexão entre Elias Maluf e Ipanema melhoraria acesso

16 de Abril de 2024 às 22:19
Beatriz Falcão [email protected]
Cruzamento da avenida Dr. José Caetano Graziozi com a avenida Elias Maluf, no sentido Ipanema
Cruzamento da avenida Dr. José Caetano Graziozi com a avenida Elias Maluf, no sentido Ipanema (Crédito: ARTHUR BRANÇAM MANOEL (15/4/2024))

Trabalhadores e moradores enfrentam, quase que todos os dias, a partir das 17h, congestionamento intenso na avenida Elias Maluf, na região do Wanel Ville. Os motoristas que seguem para a avenida Ipanema, para acessar a zona norte de Sorocaba, demoram mais de 30 minutos. Diante desse cenário e de novas obras viárias na cidade, em construção ou anunciadas para breve, surge a ideia de uma ligação entre as duas avenidas.

A frentista Claudinéia Virgínia Santos, 54 anos, faz o trajeto todos os dias para chegar ao seu trabalho. “A minha sorte é que eu não pego horário de pico, pois trabalho das 5h às 16h, no entanto, quando tenho compromisso após o trabalho é complicado. O trânsito é muito intenso, uma ligação ajudaria demais”, conta.

Claudinéia relata que, na parte da manhã, existe um congestionamento na região, entretanto, no final da tarde, dobra. A reportagem do Cruzeiro do Sul percorreu o trajeto nesta terça-feira (16), às 13h, e levou 15 minutos para chegar à avenida Ipanema. Outros comerciantes locais concordam com Claudinéia, principalmente quando ocorrem acidentes ou obras na região. O cruzamento entre a rua Ramzia El Hadi e a avenida Paulo Emanuel de Almeida é o principal palco de ocorrências.

“Às vezes, para ganhar tempo, eu corto pela linha férrea, entre o Wanel Ville e a região da Vila Helena”, revela a frentista. “É uma gambiarra, não tem sinalização nem foi feita para isso”.

A construção de uma ligação não somente aliviaria o trânsito local, mas também facilitaria o acesso à saída para Iperó e Porto Feliz. Em nota, a Secretaria de Mobilidade (Semob) informa que realiza estudos sobre a viabilidade técnica para a construção de uma interligação entre a Elias Maluf e a Ipanema. “Ainda há o projeto de construção de uma interligação viária entre a rodovia Emerenciano Prestes de Barros, na região da Cruz de Ferro, também na zona norte, com o bairro Wanel Ville, que está em fase de estudos por parte do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) ”, acrescenta a nota.

A obra, contudo, é de responsabilidade do Governo do Estado, bem como a fiscalização do tráfego. O Centro de Aceleração, Desenvolvimento e Inovação (Cadi) também acompanha o processo, uma vez que o projeto dependerá de convênio com o município.