Buscar no Cruzeiro

Buscar

Narco Grooming

Operação da PF contra tráfico interestadual de drogas cumpre mandados em Sorocaba

O objetivo da ação é combater um grupo criminoso que alicia "mulas" -- pessoas que transportam entorpecentes em seus corpos

16 de Abril de 2024 às 12:32
Cruzeiro do Sul [email protected]
Policias federais cumrpriram mandados e o sequestro de veículos em Sorocaba, Manaus e Tabatinga
Policias federais cumrpriram mandados e o sequestro de veículos em Sorocaba, Manaus e Tabatinga (Crédito: Divulgação/PF)

Uma operação da Polícia Federal para combater um grupo criminoso que alicia "mulas" (pessoas que transportam entorpecentes em seus corpos) para o tráfico interestadual de drogas cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão, além de sequestro de veículos em Sorocaba. A ação, denominada Narco Grooming, foi deflagrada nesta terça-feira (16). Os policiais também agiram em Manaus, capital do Amazonas, e Tabatinga, no mesmo Estado.

Foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva, oito medidas cautelares diversas de prisão, 18 ordens judiciais de busca e apreensão, assim como o sequestro de 44 veículos nas três cidades.

Segundo a PF, as investigações apontaram a existência de um grupo criminoso que aliciava e financiava pessoas responsáveis pelo transporte de drogas do Amazonas para outros Estados. Os entorpecentes eram enviados, principalmente, para São Paulo. 

Durante a ação, com o uso de cão farejador, os policiais prenderam em flagrante um homem com mais de dez quilos de drogas no aeroporto internacional de Manaus. Os investigadores também identificaram o homem que recebia as substâncias e a "mula" do tráfico. 

Os agentes ainda descobriram as identidades dos encarregados de levar o dinheiro da organização criminosa. De acordo com a PF, eles usavam laranjas, empresas de fachada, compra e venda de veículos, dentre outras técnicas para a lavagem de capitais. 

Conforme a Polícia Federal, a operação visa obter provas da prática dos crimes investigados, aprofundar a investigação sobre a procedência e a destinação da droga, além de identificar outras pessoas envolvidas no esquema.

Os integrantes da quadrilha vão responder por tráfico de drogas, associação paro tráfico e lavagem de dinheiro. As penas para os crimes podem ultrapassar 30 anos de prisão. (Da Redação)