Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prevenção

Sorocaba tem Semana de Conscientização sobre Parkinson

Ações têm como objetivo disseminar a importância do tema e abordá-lo de forma educativa

16 de Abril de 2024 às 12:08
Da Redação [email protected]
placeholder
placeholder

DaA Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realiza, entre os dias 22 e 27 de abril, a Semana Municipal de Conscientização da Doença de Parkinson, alusiva à Campanha “Tulipa Vermelha”.

A inciativa cumpre a Lei Municipal 12.807/2023 de autoria do vereador Fábio Simoa, que institui no Calendário Oficial de Sorocaba. As ações têm como objetivo disseminar a importância do tema e abordá-lo de forma educativa, trazendo informações importantes de prevenção, cuidado e tratamento.

Parkinson é uma doença crônica, progressiva e degenerativa que atinge funções vitais do corpo, como os movimentos e o equilíbrio, resultando em lentidão na mobilidade, tremores, diminuição dos reflexos e alterações do sono, entre outros sintomas. Essa enfermidade compromete o sistema nervoso central, impedindo ou trazendo dificuldade à transmissão de informações entre as células nervosas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cor faz referência à tulipa vermelha, símbolo mundial da Doença de Parkinson, que é usado desde a década de 80, quando um horticultor holandês que vivia com Parkinson desenvolveu uma nova variedade de tulipa, vermelha e branca, e batizou-a de “tulipa Dr. James Parkinson”.

Confira os locais das ações:

 

- Entrevista na Rádio Câmara sobre o tema

youtube.com/@camaramunicipaldesorocaba

Data: 18/4

Horário: 14h

 

- UBS Brigadeiro Tobias

Palestra
Data: 25/4

Horário: 8h

 

- UBS Ulisses Guimarães

Palestra na Igreja Videira (Rua José trugilano, 1046 – Vitória Régia)

Data: 27/4

Horário: 9h

 

- UBS Wanel Ville

Palestra
Data: 23/4

Horário: 9h