Buscar no Cruzeiro

Buscar

Trânsito

Ponte Francisco Dell' Osso, no Centro, é interditada para obras

Transito de veículos no pontilhão foi suspenso às 12h22; de acordo com a Prefeitura, trabalho deve ter duração de 24 horas

15 de Abril de 2024 às 23:49
Vanessa Ferranti [email protected]
Agentes da Urbes e da Secretaria de Mobilidade (Semob) desviaram o trânsito no local
Agentes da Urbes e da Secretaria de Mobilidade (Semob) desviaram o trânsito no local (Crédito: Fábio Rogério)

A ponte Francisco Dell' Osso, na região central de Sorocaba, foi interditada no início da tarde desta segunda-feira (15), nos dois sentidos, para obras de recapeamento. O tráfego de veículos pelo pontilhão foi suspenso às 12h22. De acordo com a Prefeitura, a obra terá duração de 24 horas.

Poucos minutos após a interdição, o trânsito ficou carregado nas vias da região. Agentes da Urbes e da Secretaria de Mobilidade (Semob) fizeram desvios no local.

A recomendação da Prefeitura aos motoristas é evitar a região do Terminal São Paulo e da Praça do Canhão, durante a obra na ponte.

Aqueles que seguem pela rua XV de Novembro, sentido av. São Paulo, devem desviar pela rua Rodrigues Pacheco e rua Souza Pereira. Quem prosseguir adiante terá que trafegar pela rua Paula Souza, até a Praça Lions, e acessar a av. Dom Aguirre.

Para quem segue pela av. São Paulo, sentido Centro, a dica é fazer o desvio pela rua Coronel Nogueira Padilha e seguir à direita pela rua Newton Prado, até chegar à rua Paulo Setúbal, e acessar a av. Dom Aguirre.

O motorista que está na rua Leopoldo Machado pode seguir pela rua Paula Souza, para acessar a av. Dom Aguirre, ou, ainda, seguir pela rua Souza Pereira, sentido Centro.

Transtornos

As mudanças não agradaram os motoristas, principalmente os pais de alunos da escola municipal Leonor Pinto Thomaz, localizada na XV de novembro. Quem veio da avenida São Paulo preferiu estacionar o carro e continuar o trajeto a pé.

"Não tem aviso nenhum lá em cima. Eu não sou contra melhoria, tem que ter, mas no dia certo. Pior horário é esse horário. Eles poderiam fazer às 9h ou em um sábado, domingo, que é menos movimento. Acho que teria dia melhor", comentou o aposentado Levi Souza Moraes.

O Motorista de aplicativo Esiel Carneiro da Silva, de 55 anos, também foi deixar o neto na escola e não concordou com o horário da obra. "Por que em uma segunda-feira? Olha o fluxo de trânsito que está aqui e a Prefeitura vai fazer isso? Não pode fazer no sábado ou no domingo? Para a cidade inteira. Fui levar o meu neto na escola e tive que fazer um retorno incrível. Eu acho um absurdo", opinou.

A enfermeira Maria Vitória Lúcio de Lima, de 22 anos, se sentiu prejudicada. Ela desceu a XV de Novembro para acessar a avenida São Paulo, pois trabalha na Santa Casa. "Como eu moro longe, saio bem antes do meu horário para não chegar atrasada, mas como não teve nenhuma sinalização, fui surpreendida na hora que fui fazer o retorno ali para a avenida São Paulo, então, provavelmente vou chegar um pouco atrasada".

Ao Cruzeiro do Sul, o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), que estava no local, disse que está fazendo a obra para a segurança de quem transita pelo asfalto." É tudo em parceria com a iniciativa privada, sem custo para o município, trazendo uma mobilidade importante. Olha como está tudo ondulado, é até perigoso para quem passa de moto, para quem precisa atravessar a rua, se machucar aqui. Estamos dando a merecida atenção que a mobilidade de Sorocaba há muitos anos não tinha, mas Sorocaba merece.

Questionado se o recapeamento poderia ser realizado no fim de semana, ele disse que é um trabalho bem ágil. "Nós procuramos sempre fazer durante a noite e aos finais de semana, mas como é uma parceria e é muito rápido, acabamos causando um pouco de transtorno, mas conseguimos agilizar rápido", explicou.

Nesta terça-feira (16), o recapeamento será no viaduto Jânio Quadros. A interdição está prevista para ocorrer a partir das 11h20.

Transporte público

Conforme a Urbes, todas as linhas do transporte público municipal, que trafegam pela ponte Francisco Dell’ Osso, terão a rota temporariamente alterada no decorrer da obra na ponte. Cartazes com as mudanças foram afixados nos ônibus e nos terminais. Excepcionalmente nesta segunda-feira (15), das 11h às 19h, será disponibilizada a linha 104 – Circular Canhão – Terminal São Paulo, em intervalos de 15 minutos.

Confira, abaixo, as mudanças nas linhas, sendo que pode ocorrer variação das rotas durante a execução das obras.

Sentido Bairro x Centro (não atendem à Praça do Canhão):

Linhas 07, 34 e 56 -- acessam a av. Dom Aguirre e seguem direto para o Terminal São Paulo (TSP);
Linhas 29, T30, T31, 32, 37, 41 e 52 -- acessam a rua Cel. Nogueira Padilha, rua Newton Prado, rua Dr. Campos Salles, rua Carlos A. Issi, ponte Dante Sola, av. Juvenal de Campos, av. Dom Aguirre e Terminal São Paulo (TSP);
Linhas 04, 06, 10, 43, 47, 78 e 78/1- acessam a rua Santa Maria, rua Newton Prado, rua Dr. Campos Salles, rua Carlos André Issi, ponte Dante Sola, av. Juvenal de Campos, av. Dom Aguirre e Terminal São Paulo (TSP).

Sentido Centro x Bairro:

Linhas 07, T31, 34 e 56 -- Partindo do terminal, seguem pela rua Leopoldo Machado, rua Dr. Paula Souza, Av. Dom Aguirre e rua Padre Madureira;
Linhas 29, T30, 32, 37, 41 e 52 -- Partindo do terminal, seguem pela rua Coronel Cavalheiros, av. Dom Aguirre, rua Padre Lara de Moraes, rua Dr. Campos Salles, rua Newton Prado, rua Dr. Ruy Barbosa, rua Constantino Senger e av. São Paulo;
Linhas 04, 06, 10, 43, 47, 78 e 78/1 -- Partindo do Terminal São Paulo (TSP), seguem pela rua Coronel Cavalheiros, av. Dom Aguirre, rua Padre Lara de Moraes e rua Dr. Campos Salles.