Buscar no Cruzeiro

Buscar

Atendimento rápido

Votorantim reforça atendimento de casos suspeitos de dengue

Objetivo é receber, exclusivamente, pessoas com sintomas da doença

12 de Abril de 2024 às 22:42
Cruzeiro do Sul [email protected]
Estrutura contará, também, com um ônibus cedido pela Universidade Brasil
Estrutura contará, também, com um ônibus cedido pela Universidade Brasil (Crédito: SECOM VOTORANTIM)

A Prefeitura de Votorantim vai ampliar o sistema de atendimento para casos suspeitos de dengue. O núcleo será aberto na segunda-feira (15) e funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, no espaço utilizado pelo Centro de Especialidades Odontológicas, ao lado do Hospital Municipal Dr. Lauro Roberto Fogaça.

O espaço contará com médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem para a avaliação e o tratamento da doença. Os casos considerados graves serão encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central.

O objetivo é agilizar o atendimento e ter um espaço destinado somente às pessoas com sintomas da doença e diminuir a demanda na UPA Central, direcionando para a unidade somente os casos mais graves.

O acesso principal ao Núcleo de Dengue será feito pela rua Antônio Walter, próximo ao cruzamento com a rua Isaltino Dias. A estrutura de atendimento contará, também, com um ônibus cedido pela Universidade Brasil, no qual os médicos realizarão as consultas.

Além do Núcleo de Dengue, a Prefeitura também orienta o paciente com sintomas leves da doença a procurar atendimento médico em uma das 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégia Saúde da Família (ESF). A pessoa deve apresentar febre entre 2 e 7 dias associada a duas ou mais manifestações, como náusea, vômito, vermelhidão na pele, e dores muscular, articular, de cabeça ou atrás dos olhos.

Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Central, Jataí e Infantil são voltadas aos casos considerados mais graves. A pessoa deve ser levada a um desses pontos caso apresente dor abdominal intensa, vômitos persistentes, hipotensão postural, tontura, sangramento de mucosas, cansaço excessivo e irritabilidade.

(Da Redação, com informações da Secom Votorantim)