Segurança
Estudo analisa criação do Muralha Paulista na RMS
Programa prevê interligação de câmeras e radares nas 27 cidades
A Agência Metropolitana de Sorocaba (Agem) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo realizam um levantamento das cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) que estão aptas a receber o programa Muralha Paulista. A iniciativa interliga câmeras e radares em diferentes cidades. O processo encontra-se na fase de levantamento da estrutura dos sistemas de monitoramento na RMS.
Representantes da agência e o coordenador do Grupo de Tecnologia da Informação da SSP, tenente Marcelo Douglas de Souza, estão visitando as 27 cidades. Segundo Leodir Ribeiro, diretor-executivo da Agem, o objetivo da análise presencial é verificar se os municípios contam com equipamentos e qual é a quantidade instalada em cada um deles. Ele adiantou que já foi constatada a falta de câmeras e até de base da Guarda Civil Municipal (GCM) em alguns. Para resolver a situação, de acordo com ele, a Agem vai protocolar, junto à pasta estadual, pedido de implementação de sistemas de segurança nessas localidades.
Ainda conforme Ribeiro, após a conclusão do levantamento de informações, será definido o valor para o custeio do projeto. Paralelamente, a agência e a SSP vão solicitar a colaboração do Governo do Estado de São Paulo e das prefeituras para viabilizar a implantação. Apesar de o processo estar em fase inicial, ele antecipou que, a princípio, a ideia é instalar o centro de controle do Muralha Paulista no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).
Para o diretor-executivo, a iniciativa deve, sobretudo, aumentar a segurança na RMS, por meio do controle da movimentação em todas as cidades. Segundo Ribeiro, esse monitoramento também ficará mais fácil e efetivo, pois as informações serão centralizadas e, ao mesmo tempo, compartilhadas.“Tem um veículo suspeito saindo de uma cidade em direção a outra (...) Uma vez tendo essa integração, já será possível observar a entrada desse veículo, acompanhando qualquer delito que possa vir a praticar no município”, exemplificou.
Reunião
Na segunda-feira (15), o Muralha Paulista será um dos temas da 34ª reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba (CDRMS). Participam do encontro representantes da Agem e das 27 cidades da RMS, além de Marcelo Douglas de Souza, da SSP.