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Rodovias

Região foi a que mais apresentou propostas para a Rota Sorocabana

12 de Abril de 2024 às 22:24
Beatriz Falcão [email protected]
Prefeito de São Roque, Guto Issa, é o atual presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba
Prefeito de São Roque, Guto Issa, é o atual presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba (Crédito: EDNILSON JODAR LOPES 27/02/2023)

A Rota Sorocabana — projeto de concessão de 450 quilômetros de rodovias que abrangem 18 municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) — ainda segue em discussão. O período de Consulta Pública, para sugestões de ampliação e operação dos trechos rodoviários, terminou nesta sexta-feira (12). Em entrevista à rádio Cruzeiro FM 92,3, o prefeito de São Roque e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba (CDRMS), Guto Issa, e o diretor executivo da Agência Metropolitana de Sorocaba (Agem), Leodir Ribeiro, compartilharam detalhes sobre o planejamento de mobilidade urbana.

“A discussão sobre a concessão é fundamental. A nossa região é a que mais cresce no Estado de São Paulo”, aponta Guto. “Agora com esse projeto, nós retornamos com um crescimento muito forte na região da rodovia Raposo Tavares (SP-270), com a duplicação no eixo de São Roque. A CCR ViaOeste estima que o fluxo aumentará em 25%, portanto, os estudos que estão sendo feitos agora para a Rota Sorocabana são muito importantes, pois serão responsáveis pelo crescimento da região pelos próximos 20 anos”, explicou o prefeito.

Segundo Leodir Ribeiro, as manifestações e as queixas da população são essenciais nessa etapa do projeto da Rota Sorocabana. “Quem conhece os problemas, é quem está usando. A nossa região foi a que mais apresentou pontos para serem solucionados. O nosso papel enquanto Agência Metropolitana é levar essas demandas para o Estado, e trazer o retorno para a população”, aponta.

O presidente da Agem Sorocaba ainda acrescenta que as obras de duplicação na rodovia Raposo Tavares, no trecho entre Sorocaba e São Roque, já devem atender algumas das demandas apresentadas. A previsão é de que a construção seja concluída até março de 2025, momento em que a concessão da CCR ViaOeste sob o trecho também termina. As demais solicitações serão estudadas e, conforme possível, integradas ao projeto.

Pedágios

Mudanças nas praças de pedágios também estão previstas. Na primeira audiência pública, realizada no dia 22 de março, os detalhes do novo sistema foram apresentados. O assunto repercutiu devido à redução do preço da tarifa em 25% no primeiro ano, após a nova concessionária assumir a Rota Sorocabana, e, em 50% ou mais, no segundo ano.

“Serão cobrados nas duas vias por pórticos. Em dois anos, as praças de pedágios vão deixar de existir em áreas concessionadas”, explica Guto Issa. Os pórticos, citados por ele, fazem parte de um sistema de cobrança automático por meio da leitura de placas de carro ou chip. “A proposta é que o pedágio seja mais democratizado. Por exemplo, ao invés de uma única praça cobrando R$ 12, nós teremos quatro pórticos cobrando R$ 2, com o objetivo que o motorista só pague pelo trecho percorrido”, esclarece Leodir.

Trem Turístico para o Litoral

Uma novidade apresentada pelo prefeito de São Roque nesta sexta-feira (12) foi o Trem Turístico com destino à Baixada Santista. “Nós já estamos com dois projetos autorizados de viagens turísticas em linhas duplicadas. Atualmente, temos a Sorocabana que passa por São Roque e segue para o Porto de Santos”, conta Issa. “Estamos conversando para tentar fazer uma viagem ainda neste ano. Por enquanto, não é possível ter uma previsão de quando, mas é possível e viável”, comemora.