Música
Projeto leva rodas de samba ao Parque dos Espanhóis
O samba vai tomar conta do Parque dos Espanhóis neste sábado (13), a partir das 16h, com a primeira de uma série de apresentações gratuitas do projeto “Panela do Samba - A Cadência Sorocabana”, realizado com apoio da Secretaria de Cultura de Sorocaba (Secult), por meio do edital da Lei Paulo Gustavo, do governo federal.
O projeto contempla uma série de quatro apresentações de roda de samba formada por músicos e compositores do projeto Panela do Samba, dedicado ao samba autoral e à valorização da música e da cultura afro-brasileira.
As rodas de samba estão agendadas para os dias 13 e 27 de abril e 11 e 18 de maio, sempre às 16h, no auditório e eventos do Parque dos Espanhóis. A entrada é livre e aberta a todos os interessados.
Proponente do projeto, a agente cultural Aracy Maria Moreira detalha que a iniciativa visa destacar que a busca é pelo samba e seu conceito civilizatório, não apenas entreter, mas também preservar a tradição e a identidade cultural local, homenageando expoentes e defensores do gênero.
Com composições autorais e releituras de clássicos do gênero, a série de apresentações promete uma experiência única e autêntica para o público presente. Durante as apresentações, que fazem parte das comemorações dos 15 anos do coletivo “Panela do Samba”, diversos artistas e personalidades se unirão em formato de roda, incluindo os renomados multi-instrumentistas Luiz Anthony e Digo Ferreira.
Produtor do projeto, o compositor e pesquisador Cláudio Silva assinala que a proposta da série é resgatar a essência do samba de raiz, prestar homenagem “in memorian” de figuras emblemáticas que sempre defenderam o gênero, como Seu Lazinho, Luizão, Santão e Rosângela Alves, e celebrar a história e a resistência por meio do samba.
Silva enfatiza que o samba vai muito além da música, sendo também um veículo de visibilidade social e um símbolo de resistência e conceito. Elementos culturais como o Samba de Bumbo e as tradições religiosas do candomblé, com raiz na etnia banto, são explorados e exaltados nas apresentações, demonstrando a diversidade e a riqueza cultural que definem a identidade cultural de Sorocaba. (Da Redação)