Movimentação para as eleições
'Janela partidária': oito vereadores mudam de partido em Sorocaba
O período de 30 dias para a troca de sigla, sem a perda do mandato, terminou em 5 de abril
*Atualizada às 13h05
Oito dos 20 vereadores da Câmara Municipal de Sorocaba mudaram de partido em meio à “janela partidária”. O objetivo dos parlamentares com a troca é se preparar para a disputa das eleições deste ano. A informação foi divulgada pela Casa, nesta terça-feira (9). O período de 30 dias para a troca de sigla, sem a perda do mandato, terminou em 5 de abril, tanto para vereadores, quanto deputados estaduais e federais.
Segundo o Legislativo, Cícero João saiu do PSD e foi para o Agir. Cláudio Sorocaba deixou o PL e entrou para o PSD. Hélio Brasileiro, então no PSDB, se filiou ao PRD. João Donizeti, que também integrava o PSDB, passou para o União Brasil. Vinícius Aith mudou do PRTB para o Republicanos. Rodrigo do Treviso trocou o União Brasil pelo PL. Salatiel Hergesel foi do PDT para o PSB. Péricles Régis não faz mais parte do Podemos e, agora, está no Agir.
Outros três parlamentares já haviam mudado de legenda em 2023. Dylan Dantas trocou o PSC pelo PL. Ítalo Moreira saiu do PSC, que deixou de existir, e entrou para o União Brasil. Fernando Dini se desfiliou do MDB e assumiu a presidência do PP municipal.
Com as movimentações, a Câmara passa a ser composta pelas seguintes bancadas partidárias:
- Republicanos: Cristiano Passos, Fábio Simoa, Vinícius Aith, Luis Santos, Silvano Jr. e Caio Oliveira;
- União Brasil: Ítalo Moreira e João Donizeti;
- Agir: Péricles Régis e Cícero João;
- PL: Rodrigo do Treviso e Dylan Dantas;
- PT: Francisco França e Iara Bernardi;
- PSD: Cláudio Sorocaba;
- PSB: Salatiel Hergesel;
- Podemos: Fausto Peres;
- PP: Fernando Dini;
- Psol: Fernanda Garcia;
- PRD: Hélio Brasileiro.
O Republicanos é o partido com mais parlamentares -- seis. União Brasil, Agir, PL e PT têm dois nomes cada. Seis siglas -- PSD, PSB, Podemos, PP, Psol e PRD -- possuem apenas um representante cada.
“Janela partidária”
A “janela partidária” está prevista no artigo 22-A da Lei dos Partidos Políticos (lei 9.096, de 19 de setembro de 1995). O período de troca de legenda é aberto em qualquer ano eleitoral, sete meses antes do pleito. Neste ano, quando haverá eleições municipais para prefeituras e Câmaras Municipais, a “janela” começou no dia 7 de março e terminou em 5 de abril. O primeiro turno da votação ocorrerá em 6 de outubro e o segundo está marcado para o dia 27 do mesmo mês.