Segurança do trabalho
Força-tarefa do Crea-SP realiza fiscalização em obras de Sorocaba
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) realiza, até sexta-feira (12), uma força-tarefa de fiscalização em Sorocaba e Votorantim. A operação vistoria atividades de engenharia de segurança do trabalho e obras da região. De acordo com o Conselho são infrações à legislação profissional: a ausência de responsável técnico em projetos, execuções ou prescrições; obras clandestinas; falta de placa na obra ou de identificação de responsável em atividades sujeitas à fiscalização; produção irregular de material ou insumo aplicáveis na Engenharia, Agronomia e Geociências; e outras situações relacionadas à violação do exercício técnico.
De acordo com o Crea-SP estão previstas 180 diligências, com a presença de seis agentes do órgão. Eles estão identificados e têm o objetivo de verificar o exercício profissional em obras públicas e privadas de grande porte, construtoras, indústrias e empresas de segurança do trabalho.
“Nosso objetivo é promover segurança para toda a sociedade e contribuir para a valorização das profissões da área tecnológica, mostrando à população a importância da presença de um profissional registrado no Conselho”, explica o chefe da Unidade de Gestão da Inspetoria (UGI) de Sorocaba, engenheiro André Martinelli Agunzi.
De acordo com os dados divulgados, entre 2015 e 2023, as ações de fiscalização do Crea aumentaram 2.670%. No ano passado, foram 774.299 ações fiscalizatórias, um novo recorde histórico.
É possível auxiliar o trabalho de fiscalização por meio dos canais de denúncia. O telefone é o 0800 017 18 11, mas também é possível fazer contato pelo [email protected] ou pelo aplicativo Crea-SP, disponível para Android e iOS.
(Da Redação)