Zoológico
Filhote de muriqui-do-sul nasce no ‘Quinzinho de Barros’
O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, de Sorocaba, está em festa. É que nasceu um filhote, fêmea, de muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides) no fim do mês de janeiro. A informação foi divulgada na quarta-feira (3) pela Prefeitura de Sorocaba. Foram pouco mais de sete meses e meio de gestação, período que a mãe ficou sob monitoramento constante.
O nascimento foi considerado uma vitória e muito comemorado por toda equipe do zoo, pois o muriqui-do-sul é uma espécie ameaçada de extinção. A perda e a fragmentação do habitat, além da caça, estão entre as principais ameaças aos exemplares de muriquis-do-sul em seu ambiente natural. A espécie está classificada como “Em Perigo”, na Lista Oficial de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção.
O muriqui-do-sul é uma espécie endêmica da Mata Atlântica, ocorre apenas entre o norte do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e um pequeno trecho do sul de Minas Gerais. Ele é considerado o maior macaco das Américas, podendo pesar até 15 kg, vive em grandes grupos sociais e possui uma dieta composta, principalmente, por folhas e frutos.
Ainda segundo a nota divulgada, para agravar mais a situação de ameça à espécie, no mundo todo existem pouquíssimos indivíduos vivendo sob cuidados humanos. Eles estão divididos em três instituições, sendo o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, de Sorocaba, o Zoológico de São Paulo, na capital paulista, e o Zoológico Municipal de Curitiba, no Paraná. (Da Redação)