Buscar no Cruzeiro

Buscar

Segurança

População pede semáforo em trecho da avenida Ipanema

No local há uma "faixa viva", mas a maioria dos motoristas não para e os pedestres não conseguem atravessar

03 de Abril de 2024 às 23:21
Vanessa Ferranti [email protected]
É grande o número de pessoas que precisam passar pelo local todos os dias.
É grande o número de pessoas que precisam passar pelo local todos os dias. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO 03/04/2024)

A avenida Ipanema, na zona norte, é uma das vias mais movimentadas da região. O fluxo de veículos é intenso no local, principalmente em alguns horários. Com isso, atravessar na “faixa viva”, onde não há um semáforo, se torna um desafio para os pedestres. Esse problema, segundo os moradores, acontece no trecho localizado em frente à estação de ônibus do BRT Novo Horizonte, nos dois sentidos, Centro e bairro. No local, há uma faixa de pedestres, no entanto, os motoristas passam em alta velocidade e não param. Como resultado, ocorrem acidentes e, assim, aumenta a sensação de insegurança das pessoas que passam por ali todos os dias.

Muitos alunos da Associação Educacional Santa Rita de Cássia — escola para crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e autismo —, localizada no bairro Novo Horizonte, descem do ônibus e utilizam a faixa para chegar até a unidade. Na última terça-feira (2), a instituição fez uma publicação nas redes sociais. O texto diz que no final daquela tarde, após alguns alunos e responsáveis atravessarem a via, ocorreu um acidente no trecho. Um carro freou para uma pessoa atravessar. Contudo, outros dois veículos que estavam logo atrás não pararam e bateram na traseira do automóvel. Ainda conforme a postagem, esse foi o segundo acidente em dois dias no local.

Quem fez a publicação foi Hudson Rodrigo de Castro, auxiliar administrativo da escola. O profissional declara que quase foi atropelado na via e está preocupado com os estudantes e responsáveis que atravessam na faixa. “Na terça-feira, eu e uma funcionária estávamos atravessando e quase fomos atropelados. Logo em seguida, teve uma batida envolvendo três carros”, contou. “Somos obrigados a passar por lá todo dia. Só que muitos motoristas não respeitam e muitos não têm visão, porque aquela galeria que tem na avenida é no formato de um “S”, então, ele (motorista) já vem, muitas vezes, em alta velocidade”, destacou Hudson.

A reportagem do Cruzeiro do Sul esteve, na quarta-feira (3), no local e constatou diversos pedestres com dificuldade de atravessar na faixa. Entre eles o casal José e Aparecida Becker, de 83 e 66 anos. Eles disseram que ficam receosos, com medo de serem atropelados. “Tem de tomar cuidado, porque nem todos os motoristas respeitam”, declarou José. “Dá medo, ainda mais depois daquele acidente ali na frente”, complementou Aparecida.

A aposentada se refere ao acidente que matou duas pessoas no dia 11 de março, um pouco antes do trecho alvo de reclamação. De acordo com a Polícia Civil, o motorista perdeu o controle da direção do veículo e atropelou pedestres. Ele apresentava sinais de embriaguez e foi preso em flagrante na ocasião.

População pede semáforo

Para evitar novos acidentes e dar mais segurança aos pedestres que atravessam no trecho, os moradores da região pedem a implantação de um semáforo nesse ponto da via.

Segundo Hudson Rodrigo de Castro, as solicitações são realizadas desde agosto do ano passado, no entanto, a população não tem retorno da prefeitura. “Um morador que é representante de moradores fez o pedido junto à Semob (Secretaria de Mobilidade); nós fizemos o pedido também, o secretário visitou a região, conhece a situação, mas não obtivemos nenhum tipo de retorno”, declarou. “A nossa preocupação é com as crianças e com os jovens com deficiência, e os seus pais, pois tem alguns que são idosos. O nosso medo é que ocorra algo grave com eles”, finalizou o auxiliar administrativo da escola.

Resposta

Sobre a instalação de um semáforo nesse trecho da via, o Cruzeiro do Sul entrou em contato com a Prefeitura de Sorocaba. A Semob informou que está analisando a viabilidade técnica para a implementação do equipamento no local. Disse também que a av. Ipanema possui corredor exclusivo para o transporte coletivo. Nesse sentido, todas as estações contam com faixas de pedestres diferenciadas para travessia em segurança. A nota também informou, inclusive, que estuda a possibilidade de melhorias no local, sem comprometer a agilidade dos veículos que integram o sistema BRT.

Porém, a recomendação é que o condutor, assim como o pedestre, sempre respeite a sinalização de trânsito e dirija com toda responsabilidade, como forma de contribuir para um trânsito sempre mais seguro para todos aqueles que compõem a mobilidade urbana. Ainda, segundo a pasta, são realizados monitoramentos permanentes do sistema viário de toda a cidade, seja via rede de videomonitoramento ou ação direta de agentes de trânsito nos locais, como forma de adotar medidas imediatas para melhorar a fluidez do trânsito e garantir a segurança.

 

Galeria

Confira a galeria de fotos