Transporte
Usuários não conseguem emitir cartão da Urbes na Casa do Cidadão Itavuvu
Usuários da Casa do Cidadão, localizada na avenida Itavuvu, na zona norte, enfrentam dificuldades para emitir o cartão de ônibus da Urbes - Trânsito e Transportes. Quem precisa do serviço é orientado a buscar assistência em outra unidade. O Cruzeiro do Sul recebeu reclamações de estudantes e idosos que não conseguiram concluir a emissão na referida unidade. A reportagem visitou o local e confirmou as dificuldades relatadas. De acordo com os funcionários, o aparelho responsável pela impressão dos cartões está quebrado há aproximadamente três meses.
A estudante Bruna Cristina da Costa é moradora do bairro Paineiras e tentou emitir o cartão em fevereiro. Sem conseguir, Bruna seguiu para o terminal São Paulo, localizado a cerca de dez quilômetros de sua casa. “Quando fui fazer o cartão de estudante pedi a confirmação da escola e foi confirmado. Então, me falaram para ir na Casa do Cidadão, pois lá eles faziam. Fui até lá, fiquei esperando na fila, e aí a moça falou que já tinha um bom tempo que eles não estavam fazendo mais os cartões, porque a máquina estava quebrada. Tive de ir no terminal São Paulo, e lá consegui fazer; foi rápido”, contou a estudante.
Em nota, a Urbes - Trânsito e Transportes informou que três impressoras de cartão queimaram seguidamente na Casa do Cidadão, localizada na avenida Itavuvu. Conforme a empresa, um novo equipamento será instalado nesta quinta-feira (4) e o atendimento ao usuário será restabelecido.
Como emitir o cartão
Para emitir o cartão de estudante, o aluno deve entrar no site da urbes: www.urbes.com.br/transporte/estudantes/aluno e criar uma conta. Para isso, é necessário inserir os dados pessoais e anexar o comprovante de endereço. No site, também é possível acompanhar o status da solicitação.
Após o pedido ser aprovado pela escola e a Urbes, o estudante pode ir até uma das unidades da Casa do Cidadão ou à Central de Atendimento no Terminal São Paulo, para emitir o cartão, que sai liberado para carregamento. No caso dos idosos acima dos 60 anos, basta um documento com foto, comprovante de residência e ser morador de Sorocaba. (V. F.)