Buscar no Cruzeiro

Buscar

Salto de Pirapora

GCM encontra 11 filhotes mamando em cadela morta dentro de casa

Havia outra cadela desnutrida na residência; proprietário do imóvel foi autuado por maus-tratos

02 de Abril de 2024 às 13:25
Cruzeiro do Sul [email protected]
Os agentes localizaram a fêmea morta e os filhotes se alimentando no corpo dela
Os agentes localizaram a fêmea morta e os filhotes se alimentando no corpo dela (Crédito: Divulgação/GCM)

*Atualizada às 16h33

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Salto de Pirapora encontrou 11 filhotes de cachorro mamando em uma cadela morta dentro de uma casa no bairro Guaxinduva. O caso ocorreu na segunda-feira (1º). 

Segundo a GCM, uma equipe foi até o local após receber uma denúncia. Lá, os agentes localizaram a fêmea morta e os filhotes se alimentando no corpo dela. Havia, ainda, outra cadela desnutrida. Um veterinário que acompanhava os guardas confirmou a falta de cuidado.

O dono da casa não estava presente. Com isso, os GCMs registraram boletim de ocorrência por maus-tratos a animais na Delegacia de Salto de Pirapora. Posteriormente, o proprietário do imóvel compareceu na unidade, onde acabou autuado pelo crime. Ele foi ouvido e liberado em seguida. A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar o caso e vai indiciar o homem.

Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal informou que todos os animais foram encaminhados ao Canil Municipal. De acordo com a pasta, eles estão recebendo os cuidados necessários para a sua recuperação. A secretaria também disse que dos 11 filhotes — quatro fêmeas e sete machos —, dois são da cadela morta e nove da outra.

A pasta municipal ainda disse estar acompanhando o desenrolar do caso, em conjunto com a Guarda Civil Municipal.

A Prefeitura também se manifestou e lamentou a situação. "A Prefeitura de Salto de Pirapora reitera seu repúdio a qualquer forma de crueldade contra os animais e reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos dos animais, respaldada pelo Art. 32 da Lei Federal nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais)", disse, por meio de nota. "Juntos, vamos combater atos de violência e garantir o bem-estar de todos os seres vivos em nossa comunidade." (Da Redação)