Semana Santa
Cristãos celebram hoje a ressurreição de Jesus Cristo
Paixão e Vigília antecederam o dia mais importante da cristandade
O Tríduo Pascal — conjunto de três dias celebrados no Cristianismo — terminou ontem (30) com a tradicional Vigília Pascal, que faz parte do Sábado de Aleluia. No período, os fiéis cristãos se reúnem em orações, aguardando o Domingo de Páscoa, quando Jesus Cristo ressuscitou dos mortos.
A Catedral Metropolitana de Sorocaba ficou lotada de fiéis no início da noite de ontem. Ao entrar, todos receberam uma vela para a cerimônia que aconteceria em seguida. O arcebispo metropolitano, dom Julio Endi Akamine, presidiu a celebração, ao lado do padre e pároco da Catedral, Tadeu Rocha Moraes. Foi realizada a leitura da Palavra com o acender das velas um a um. Por fim, os fiéis louvaram ao Senhor em respeito à crucificação que Cristo passara.
Na sexta-feira (29), em várias partes da região, a crucificação de Jesus foi assistida por milhares de fiéis. A encenação da Paixão de Cristo, no Parque dos Espanhóis, encantou visitantes de todas as idades e reuniu famílias. Com cerca de três horas de duração, a peça teve mais de 100 pessoas envolvidas em sua produção.
A Via Crucis, que contou com participação do público, seguiu pelas ruas João Francisco Neves, Marquês de Itu, Campos Salles, Venezuela, José Maria Moreira, Mantiqueira, Montevideo e Guianas, encerrando no Morro do Garrido, no bairro Parada do Alto. O trajeto contou com o apoio da Secretaria de Mobilidade (Semob) e da Guarda Civil Municipal (GCM).
Último dia
Hoje (31), último dia da Semana Santa, quando é celebrada a ressurreição de Jesus Cristo diante das famílias reunidas, a Catedral Metropolitana de Sorocaba realizará, ao longo do dia cinco missas: 8h, 10h, 12h, 18h e 20h. Na Igreja Santa Cruz (localizada na rua Santa Cruz, 110, no Centro), o ato litúrgico será às 17h.
(Thaís Marcolino)
Galeria
Confira a galeria de fotos