Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Novo lote de obras recupera 40 km de asfalto em 88 ruas

Orçado em R$ 49 milhões, serviço vai atender 23 bairros

29 de Março de 2024 às 23:09
Cruzeiro do Sul [email protected]
Trabalho teve início na quarta-feira (27), no Parque São Bento, onde 26 vias serão beneficiadas
Trabalho teve início na quarta-feira (27), no Parque São Bento, onde 26 vias serão beneficiadas (Crédito: DIVULGAÇÃO / PREFEITURA DE SOROCABA)

A Prefeitura de Sorocaba iniciou, na quarta-feira (27), as obras de requalificação asfáltica de 88 ruas localizadas em 23 bairros. Nesta fase, a expectativa é recuperar aproximadamente 40 quilômetros de vias. Os trabalhos começaram pelo Parque São Bento, onde 26 vias serão contempladas. As intervenções fazem parte do quinto lote, de um total de sete, viabilizadas por meio de financiamento junto ao New Development Bank (NDB).

O investimento nesse quinto lote soma R$ 49 milhões, com obras para serem executadas em um prazo de 12 meses, pela empresa Casamax Comercial e Serviços. O contrato, assim como o gerenciamento dos trabalhos, está a cargo da equipe do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (Cadi), órgão ligado à Secretaria de Administração (Sead). Junto com a requalificação asfáltica, haverá manutenção da infraestrutura viária, implantação de iluminação com tecnologia de LED e revitalização da sinalização viária.

Um ato na rua Azel de Arruda marcou o início dos serviços e contou com a presença e representantes do Executivo Municipal, do Cadi, da empresa construtora e de moradores do bairro, como a dona de casa Marta Garcia, de 32 anos. “Tinha muito buraco e só tapar não resolvia. Aposto que essa rua vai ficar ótima depois de recapeada. Isso porque já vi como ficaram outras aqui do bairro”, disse ela.

Nesta fase, as requalificações começam pelo Parque São Bento, em um total de nove quilômetros. No bairro da zona norte serão atendidas 26: Azel de Arruda, Antônio Rupe Melchiori, Assunta Batistusso Escatena, Clóvis Miranda, Doraci Roberto, Edite Maganini Mattezi, Frederico Cagale, Hermínia Paifer de Camargo, Janet Moreira da Gama, João Rodrigues da Cunha, José Durvalino Gimenes, Lázaro Pedro Faria, Lourenço Pires de Arruda, Marcos Vinícius Scarlati, Maria Nogueira Soares, Mariano Keihiti Tomoto, Marilda da Silva Galdini, Oswaldo Theodoro de Moraes, Roberto Flório Santana, Rosa Bonvecchi, Sérgio de Moraes, Therezinha de Jesus Rosa Raphanelli, Therezinha Domingues, Tristão de Athayde, Valentim de Oliveira e Zelinda Mozer Boldrin.

Na sequência, as melhorias ocorrerão em outros 31 quilômetros de vias, abrangendo os bairros: Jardim Betânia, Jd. Santa Maria, Jd. Brasilândia, Jd. São Camilo, Jd. Pacaembu, Jd. Paulista, Jd. Maria Eugênia, Jd. Novo Horizonte, Jd. São Guilherme 1 e 3, Jd. Santa Esmeralda, Vila Nova Sorocaba, Jd. Santa Marta, Jd. Los Angeles, Lopes de Oliveira, Jd. Aeroporto, Jd. Sônia Maria 2, Vila Helena, Jd. Santo Amaro, Vila Angélica e Vila Elza.

Demais lotes

O pacote de requalificações viárias em andamento, que engloba cerca de 110 quilômetros de 223 ruas localizadas em todas as regiões da cidade, faz parte do programa Sorocaba Tem Pressa, lançado em 2021 pela administração municipal, com objetivo de conferir agilidade às obras de mobilidade em andamento e iniciar novos empreendimentos viários.

O NDB é responsável pelo financiamento dos custos de seis lotes de obras e o Fonplata - Banco de Desenvolvimento, por um lote. As intervenções nos lotes 1, 2 e 3 já foram concluídas, somando sete quilômetros de pavimento recuperado em 25 ruas. Atualmente, estão em execução as obras dos lotes 4, 5, 6 e 7, totalizando aproximadamente 103 quilômetros distribuídos por 198 ruas. (Da Redação com informações da Secom Sorocaba)