Buscar no Cruzeiro

Buscar

CAGED

Sorocaba tem recorde de emprego

As 2.056 vagas criadas em fevereiro representam aumento de 179% em relação ao mesmo período de 2023

28 de Março de 2024 às 22:27
Cruzeiro do Sul [email protected]
Com 1.585 novos postos de trabalho, o setor de serviços foi o que mais cresceu no segundo mês deste ano
Com 1.585 novos postos de trabalho, o setor de serviços foi o que mais cresceu no segundo mês deste ano (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (28/7/2022))

Sorocaba registrou saldo positivo de empregos formais no mês de fevereiro, com a criação de 2.056 vagas. Os dados foram disponibilizados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), na quarta-feira (27). Ao todo, foram 12.497 admissões ante 10.441 desligamentos. O saldo quase triplicou em relação ao mesmo período de 2023, quando apresentou saldo positivo de 735 vagas — aumento de 179,72%. O montante também é o maior saldo de empregos formais dos últimos 12 meses.

Em fevereiro de 2024, o setor que mais empregou foi o de serviços, com saldo positivo de 1.585, seguido do comércio (490), indústria (121) e construção civil (67). A agropecuária foi o único segmento que apresentou saldo negativo no mês passado, com redução de sete postos de trabalho.

O economista e professor Geraldo Almeida observa que novos estabelecimentos foram abertos em Sorocaba recentemente, como lojas e supermercados, principalmente atacadistas. Dessa forma, além de gerar empregos para o comércio, o setor de serviços também se mantém aquecido. “Quando estabelecimentos são abertos, você abre essas vagas, mas abre também vagas para a prestação de serviços a esses negócios; tem serviços que são prestados à família, serviços que são prestados à indústria, serviços de comunicação. Então, quando a economia melhora, você melhora também a questão de serviços e abre as oportunidades. Abriu um negócio novo, na cadeia produtiva os serviços vão aumentar”, explicou.

Além disso, conforme o economista, Sorocaba tem uma grande circulação de pessoas, devido à quantidade de shoppings e estabelecimentos comerciais que utilizam esses serviços. Dessa forma, o setor consegue ter bom desempenho e liderar o ranking de contratações. “O importante é olhar Sorocaba como uma grande prestadora de serviços, inclusive para a Região Metropolitana, com pessoas que vêm de fora para consumir serviços aqui”.

O economista da Associação Comercial de Sorocaba e Distrital Votorantim (Acso), Roque Camargo, em parceria com o Núcleo de Estudos Econômicos da Athon Ensino Superior, também avalia os números. Segundo o especialista, os números são reflexo da inflação, “que segue estável, apesar do aumento no mês de fevereiro, puxado principalmente pela educação, indicando que o Banco Central continuará a realizar cortes na taxa Selic, como vem fazendo, podendo chegar em 9% até o fim do ano”.

Com relação ao saldo positivo para o comércio em fevereiro, segundo o economista, “o movimento pode ser explicado pelo ajuste sazonal, basicamente, tendo em vista que na virada de ano há uma grande movimentação nas contratações temporárias, visando o aumento nas vendas de final de ano”, declarou.

“Além disso, com a queda nas taxas de juros, puxada pela redução da Selic, há um maior incentivo para os financiamentos, que ficam mais baratos, o que pode estimular as vendas baseadas em financiamentos, contribuindo assim para um aumento nas contratações. Por fim, a indústria também começou o ano melhor, o que estimula a atividade econômica em outros segmentos, como serviços, por exemplo”, destacou Camargo.

Já o diretor titular do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Regional Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, destaca que o resultado positivo também foi influenciado pela reforma tributária, aprovada em dezembro de 2023. “Isso dá um horizonte para o setor empresarial, setor de serviços, setor da construção civil e do comércio; dá uma visão muito mais clara para você contratar, seguir novamente reordenando as empresas, investir novamente nas empresas. Então, percebemos que notícias claras, bem definidas por parte do governo, dá um alento ao setor empresarial e, obviamente, acaba trazendo essas boas notícias sobre contratações”, finalizou Erly.