Buscar no Cruzeiro

Buscar

Imprudência

Rapaz que empina moto no Centro tem 16 anos

28 de Março de 2024 às 22:49
Cruzeiro do Sul [email protected]
Jovem foi identificado pela PM após divulgar vídeo das manobras no Instagram
Jovem foi identificado pela PM após divulgar vídeo das manobras no Instagram (Crédito: REPRODUÇÃO / REDES SOCIAIS)

A Polícia Militar identificou, ontem (28), o adolescente de 16 anos que divulgou vídeo empinando uma motocicleta no bulevar Braguinha, no Centro de Sorocaba, em meio a pedestres. O jovem publicou o registro em seu perfil, no Instagram, no dia 21 de março. Após a repercussão, a postagem foi apagada. Segundo a PM, ele foi multado e indiciado.

Nas imagens, gravadas à noite, o adolescente empina tanto a parte da frente quanto a traseira da moto. Por duas vezes, tira uma ou até as duas mãos do guidão e as arrasta no chão. Em um momento, dois pedestres passam ao lado dele. “Este indivíduo, no mínimo, está cometendo crime por participar de exibição ou demonstração de manobra de veículo gerando situação de risco à incolumidade pública e várias infrações administrativas”, afirmou a PM, em nota.

Ainda de acordo com a polícia, a mãe do jovem deve ser chamada para depor, por permitir a condução de motocicleta por menor de idade.O perfil do rapaz no Instagram tem 26,2 mil seguidores.

Autuação

De acordo com o comunicado da Guarda Civil Municipal (GCM), o adolescente pode ser autuado pelo artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ele classifica como infração gravíssima o ato de conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor fazendo malabarismo ou equilibrando-se apenas em uma roda. A penalidade inclui multa de R$ 293,47 e a perda do direito de dirigir durante 2 a 8 meses. No caso de reincidência no prazo de 12 meses, o tempo aumenta para 8 a 18 meses.

O artigo 193, por sua vez, classifica como infração gravíssima transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos. A multa chega a R$ 880,41 (três vezes o valor da autuação por infração gravíssima).

No entanto, de acordo com a GCM, o artigo 180 do CTB estabelece que a autuação por empinar moto deve ser feita na hora do flagrante, e não em data posterior, por autoridade de trânsito.

Patrulhamento

A PM se comprometeu a intensificar o patrulhamento na região central durante a noite e a madrugada. Por meio de nota, a GCM informou que já realiza patrulhamento 24 horas nos espaços e próprios públicos, em todas as regiões da cidade, incluindo o Centro. Mesmo assim, a corporação também prometeu reforçar a fiscalização preventiva na área, com o objetivo de inibir irregularidades desse tipo.

Denúncias de irregularidades podem ser feitas à GCM, pelo número 153, e à PM, no telefone 190. Quanto às situações envolvendo trânsito, o contato é com a Secretaria de Mobilidade (Semob), pelo 118.

(Da Redação)