Buscar no Cruzeiro

Buscar

Desenho e Redação

Alunos de Votorantim são premiados no concurso do Cruzeirinho

Cerca de sete mil estudantes de 27 escolas municipais participaram da primeira edição realizada na cidade

28 de Março de 2024 às 00:05
Beatriz Falcão [email protected]
A cerimônia contou com a presença da prefeita Fabíola Alves, da secretária da 
Educação Suad Aparecida Ribeiro Oliveira, vereadores, do membro do conselho 
de administração da FUA, Laelso Rodrigues, e do gestor Pedro Gimenes
A cerimônia contou com a presença da prefeita Fabíola Alves, da secretária da Educação Suad Aparecida Ribeiro Oliveira, vereadores, do membro do conselho de administração da FUA, Laelso Rodrigues, e do gestor Pedro Gimenes (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

Os alunos da rede municipal de ensino de Votorantim tiveram, pela primeira vez, a oportunidade de expressarem sua criatividade no Concurso de Desenho e Redação do Cruzeirinho, uma iniciativa do Cruzeiro do Sul, mantido pela Fundação ubaldino do Amara (FUA), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A premiação ocorreu nesta quarta-feira (27), mesmo dia do 59º aniversário de instalação do município, e reuniu estudantes, familiares e professores das escolas municipais.

Nesta edição, o tema escolhido foi “Votorantim, Terra de Encantos” e contou com uma novidade: quatro novas categorias, abrangendo as produções de bilhetes, cordéis, cartas e poesias, além dos tradicionais desenhos. Nas edições anteriores, realizadas em Sorocaba, o concurso foi exclusivamente para ilustrações.

“Cada ano, do primeiro ao quinto, ficou com uma categoria. O primeiro ano concorreu na categoria desenho; o segundo, em bilhetes; o terceiro na elaboração de cordéis; o quarto, poesias; e o quinto participou no desenvolvimento de cartas”, explicou a secretária da Educação, Suad Aparecida Ribeiro Oliveira. “O concurso é uma forma dos alunos se superarem, desenvolverem suas habilidades”, disse.

Os trabalhos foram avaliados por uma comissão pedagógica, formada por professores, que escolheram a melhor produção de cada categoria. “A proposta foi as crianças não ficarem tristes por não ganharem, mas felizes por aquele aluno que ganhou e está representando a sua sala”, destacou Suad.

A premiação também contou com a apresentação da fanfarra da Escola Municipal de Ensino Fundamental Abimael Carlos de Campos.

Os Premiados

O aluno Matheus Oliveira Nunes, de 6 anos, foi o vencedor da categoria desenho e representou o 1º ano B, da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Betty de Souza Oliveira.

Na categoria bilhete, a vencedora foi Isabella Corrêa da Silva, do 2º ano A, da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professor Gilberto Santos. Em seu texto, a aluna convidou a capivara Mel, uma personagem característica do município entre as crianças, para fazer um piquenique na Cachoeira da Chave.

Com apenas 8 anos, Mirella Aparecida Rodrigues dos Santos foi destaque na categoria cordel, representando o 3º ano A, da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Aurora Fontes. Nas poesias, o premiado foi o aluno Clerson Jean Rezilme, do 4º ano C, da Escola Municipal de Educação Infantil Oscar Bento Mariano. Os dois estudantes emocionaram os presentes ao recitarem suas obras.

Por fim, na categoria de carta, a vencedora foi a aluna Mariana Moreira Couto de Souza, de 10 anos, do 5º ano B, da Escola Municipal de Educação Infantil Prof. Abimael Carlos de Campos. Ela destacou os principais pontos turísticos e culturais de Votorantim.

A prefeita Fabíola Alves acompanhou a premiação e definiu o momento como muito significativo, principalmente em uma data especial, no aniversário de instalação do município. “Nós queremos que as crianças, que significam esperança e renovação, tenham orgulho da cidade. Além de ser um incentivo, estimular a leitura, a escrita e o dom artístico, é possível treinar outras habilidades”, destacou.

Os vencedores de cada uma das categorias receberam um diploma e uma medalha. Além disso, os vencedores e as respectivas turmas irão passar uma tarde com muita diversão e brincadeiras no Sesi de Votorantim.

O Concurso do Cruzeirinho

Laelso Rodrigues, membro do conselho de administração da FUA, esteve presente no evento, juntamente com o gestor da FUA, Pedro Gimenes. Laelso reconheceu a importância do Cruzeirinho nas escolas, com o objetivo de incentivar a leitura. “Eu fiquei realmente emocionado de ver tanta coisa bonita que os pequenos escreveram e desenharam sobre a cidade de Votorantim”, disse. Além de exaltar o talento das crianças, Pedro lembrou da importância da iniciativa para a região. “O concurso é um grande incentivo. Para os alunos verem que é possível escrever, que a leitura é importante e faz parte do aprendizado, portanto, esse conjunto de atividades que foi proporcionado com certeza ficará para a vida toda e vai contribuir muito positivamente para a vida deles”, comentou. “O grande pilar da Fundação Ubaldino do Amaral é a educação, e ver o Cruzeirinho expandindo, saindo de Sorocaba e alcançando outros municípios da região, é um motivo de muito orgulho e de muita alegria”, finalizou Pedro.

 

Galeria

Confira a galeria de fotos