Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aedes aegypti

Mosquito da dengue não dá folga

Crescimento da doença pode ser visto em toda a cidade e na Região Metropolitana de Sorocaba

27 de Março de 2024 às 23:36
Vanessa Ferranti [email protected]
Segundo a Santa Casa, uma pessoa está internada na UTI, uma na maternidade e oito na enfermaria
Segundo a Santa Casa, uma pessoa está internada na UTI, uma na maternidade e oito na enfermaria (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (18/3/2024))

Até ontem (27), Sorocaba registrava 4.302 casos de dengue, enquanto na Santa Casa de Misericórdia havia dez pacientes internados por conta da doença. A informação foi confirmada pela assessoria do hospital, nesta quarta-feira (27), ao Cruzeiro do Sul. Segundo a Irmandade, uma pessoa está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), uma na maternidade e oito na enfermaria. Durante o mês de março, até o dia 27, 31 pacientes foram hospitalizados por dengue na unidade. Números que estão aumentando. Em janeiro, foram três casos de internação e, em fevereiro, dez. Até o momento, não houve ampliação de leitos no local.

O crescimento pode ser visto em toda a cidade e também na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Na semana passada, até 21 de março, Sorocaba registrava 3.500 casos confirmados da doença, segundo o painel da Secretaria da Saúde do Governo do Estado. Até ontem (27), esse número subiu para 4.302. No município, uma morte foi registrada e 65 casos estão em investigação.

Já na Região Metropolitana de Sorocaba, em menos de uma semana, houve um aumento de quase 20% nos casos, de acordo com a plataforma. Até o momento, a RMS contabiliza 14.100 pessoas infectadas. Itu é o município da região com o maior número de registros. A cidade tem 4.761 confirmações de dengue e 504 em investigação. Uma pessoa também morreu na cidade. Trata-se um homem de 45 anos, que apresentava comorbidade e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal por outras complicações clínicas. Ele apresentou o diagnóstico de dengue em 7 de março e não resistiu.

Ações

Para controlar o avanço da doença no município, a Prefeitura de Itu informa que realiza o trabalho de combate ao mosquito da dengue de forma contínua, por meio de ações que seguem diretrizes do Plano Nacional de Prevenção e Controle de Arboviroses do Ministério da Saúde. Dentre as práticas, estão visitas casa a casa, controle de pontos estratégicos, bloqueio em casos suspeitos e confirmados e controle químico do mosquito.

Itu dispõe ainda de um Decreto Municipal que permite o acesso dos agentes em localidades em que seja necessária a entrada forçada. A cidade também conta com outro Decreto de autoria do Poder Executivo, que estabeleceu situação de emergência para facilitar a aquisição de equipamentos e insumos para combater a doença, assim como possibilita a mobilização de servidores da Saúde em ações contra a Dengue.

A Prefeitura de Sorocaba também tem um decreto de emergência devido ao aumento de casos da doença. A decisão permite que equipes do Setor de Zoonoses entrem em imóveis abandonados, realizem autuações com mais agilidade e que a Administração Municipal possa contratar profissionais temporariamente para atuar no combate à dengue. Entre as atividades de bloqueio, está a aplicação de veneno, conhecida como “nebulização” em áreas com casos positivos ou suspeitos da arbovirose.

Horário estendido em três UBSs

Para atender exclusivamente os casos de dengue em Sorocaba, a Prefeitura ampliou o horário de atendimento em três Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Hortência, Fiori e Simus. Nesses locais, das 19h às 22h, são realizados atendimentos médicos, exames e hidratação aos pacientes com sintomas de suspeita da doença.

Desde o dia 4 de março, quando as unidades ampliaram o horário para esse público, 458 pessoas com sintomas da doença passaram pelas UBSs. De acordo com a Prefeitura, 189 atendimentos foram realizados na unidade do Jardim Simus, 137 na Vila Hortência e 132 na Vila Fiori. Hoje, ponto facultativo, e sexta-feira (29), feriado, as UBSs não funcionam. Ao perceber sintomas de dengue, a Secretaria da Saúde do município recomenda à pessoa procurar uma unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou uma Unidade Pré-Hospitalar (UPH). 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos