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Páscoa

Ovos e doces gourmet têm mercado garantido na cidade nesta época do ano

27 de Março de 2024 às 23:23
Elaine trabalha nas três semanas que antecedem à Páscoa para dar conta dos pedidos
Elaine trabalha nas três semanas que antecedem à Páscoa para dar conta dos pedidos (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (27/3/2024))

Integrando a Semana Santa, a Páscoa também é uma oportunidade para cafeterias, docerias e confeiteiras aumentarem as vendas. Em Sorocaba, para alcançar esse objetivo, estabelecimentos e profissionais desenvolvem cardápios específicos para a data, repletos de opções. A variedade e a exclusividade são justamente as estratégias dos comerciantes para chamar a atenção da clientela. Além dos ovos de chocolate tradicionais, há barras em formato de ovo, cenouras de chocolate, ovos de biscoito, dentre outras novidades.

Elaine Cristina de Matos Falcão, de 47 anos, produz doces há mais de 20 anos e diz que a Páscoa é a melhor data para as vendas. Para conseguir entregar todas as encomendas que recebe, ela reserva as três semanas anteriores ao feriado religioso exclusivamente para a preparação dos produtos relacionados à data. Inclusive, nesta semana, para conseguir finalizar os pedidos, precisou pedir folga do emprego.

Segundo Elaine, nos últimos anos, a concorrência vem aumentando cada vez mais. Por isso, busca recursos para se sobressair. Oferecer qualidade é o principal. “Os ingredientes que eu uso são todos de primeira. Eu faço todos os recheios, não compro nenhum industrializado, artificial”, revelou, enquanto embalava várias encomendas. Ela também se preocupa com a experiência do cliente, para fidelizá-lo e motivá-lo a indicar o produto para outras pessoas. Com isso, acaba captando novos consumidores. “Percebo que, para continuar no mercado, preciso de preço justo e qualidade, mas não só do produto. A qualidade (também) vem no laço de cetim, na embalagem”, comentou.

A sorocabana trabalha com ovos comuns e de colher, desde os trufados habituais a sabores diferenciados, a exemplo de brigadeiro de leite em pó com frutas vermelhas. Ela ainda disponibiliza doces para quem quer economizar. Uma delas são as barras com os mesmos recheios dos ovos, mas com preço menor — a partir de R$ 42,90. Outras opções são os bombons, com custo a partir de R$ 15,00 (100 gramas).

Fernanda precisou criar "lembrancinhas" para atender ao novo gosto do público  - FÁBIO ROGÉRIO (27/3/2024
Fernanda precisou criar "lembrancinhas" para atender ao novo gosto do público (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (27/3/2024)

Tradição e inovação

Em uma cafeteria da zona sul de Sorocaba, os clientes podem escolher entre mais de 30 sabores de ovos, sejam tradicionais ou de colher. A proprietária do local, Fernanda Duarte, vende produtos de Páscoa há mais de 20 anos e abriu o café há seis meses. Ela conta que, neste ano, também precisou criar algumas “lembrancinhas”, pois esse é o presente mais procurado. Segundo a empresária, em relação aos anos anteriores, as encomendas de ovos caíram 50%, enquanto os pedidos de outros produtos relacionados à data aumentaram 70%. Por isso, inseriu no cardápio cenouras de chocolate, tabletes em formato de ovo e brownies, por R$ 24,90.

Ainda conforme Fernanda, apesar da queda, muitos consumidores saudosistas ainda preferem os ovos caseiros tradicionais, sobretudo, pela qualidade. Para esse público, Fernanda mantém as características habituais do produto, como o tipo do chocolate utilizado, o formato e os recheios. O objetivo é despertar memórias e bons sentimentos em quem o consome. “Nós trabalhamos muito com lembrança afetiva”, disse.

Fernanda também inova nos sabores e no visual dos doces, para atrair diferentes públicos. A lista de sabores diferenciados inclui marshmallow, pavê e banana. Em relação à estética, um ovo com textura de colmeia na casca e abelhas de leite em pó, assim como um com corações em volta se destacam. Outros tipos, como o torta doce, no qual não vai chocolate, são produzidos para contemplar consumidores específicos. “Na quaresma, muita gente faz penitência de chocolate e acaba ficando sem ovo”, exemplificou ela.

Tanyrá e Maria de Lourdes são especialistas em biscoitos de Páscoa  - FÁBIO ROGÉRIO (27/3/2024)
Tanyrá e Maria de Lourdes são especialistas em biscoitos de Páscoa (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (27/3/2024))

Biscoitos

Quem não pode comer ou não gosta de chocolate pode recorrer aos biscoitos de Páscoa. Tanyrá Ruys Lopes de Sousa, de 32 anos, e a mãe, Maria de Lourdes Ruys Garcia Lopes, de 63 anos, decidiram vender doces nesta época pelo segundo ano consecutivo. De acordo com Tanyrá, no comparativo com 2023, a procura dobrou em 2024. “Coisas que, no ano passado, vendemos cinco unidades, neste ano, já passamos de 30, 40, 50”, informou.

Maria prepara os produtos e Tanyrá os decora manualmente. Elas recebem encomendas de Sorocaba, cidades da região e da capital paulista. Até mesmo empresários fizeram pedidos para presentear os seus funcionários. Para dar conta de atender à alta demanda, as duas vão trabalhar praticamente o dia todo até este domingo (31), quando é celebrada a Páscoa. “Nós dormimos, geralmente, às 4h, 5h, da manhã e acordamos umas 8h, 9h”, contou Tanyrá.

Mãe e filha comercializam pacotes de biscoitos de diversos sabores, como limão, incluindo alguns com figuras religiosas relacionadas à Páscoa. O menu ainda contém cookies variados — desde o tradicional, de chocolate, até de framboesa com pistache. Ovos de biscoito são outra opção. Neste ano, elas lançaram os sabores de pistache e cookie bite (com pedaços de cookie dentro). Os doces custam a partir de R$ 3,50 — um biscoito com uma violeta natural, um dos diferenciais da empresa.

As duas também adaptam os doces para clientes com alguma restrição alimentar. “Nós temos uma cliente que fez uma cirurgia e não conseguia comer nada. Nós servimos um tipo de biscoito diferente (de limão), e ela consegue (comer). Agora, ela pede toda vez”, citou Maria.