Buscar no Cruzeiro

Buscar

Todas in-Rede

Inscrições abertas para curso voltado a profissionais que atendem mulheres com deficiência vítimas de violência

Segundo o Atlas da Violência 2023, do IPEA, o número de notificações é bem mais elevado para o grupo de mulheres com deficiência intelectual

25 de Março de 2024 às 22:28
Cruzeiro do Sul [email protected]
O curso de capacitação, realizado em parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) tem vagas limitadas
O curso de capacitação, realizado em parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) tem vagas limitadas (Crédito: Reprodução)

O Governo de São Paulo abriu, nesta segunda-feira (25), as inscrições para o curso gratuito “O Atendimento à Mulher com Deficiência Vítima de Violência”, voltado a promotores, delegados, delegadas, assistentes sociais e demais profissionais que atuam na área de proteção. A iniciativa é realizada por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e parte do programa TODAS in-Rede, que disponibiliza aulas online tanto para a rede de apoio à mulher vítima de violência, quanto para mulheres com deficiência.

Segundo o Atlas da Violência 2023, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o número de notificações é bem mais elevado para o grupo de mulheres com deficiência intelectual (45,0 notificações para cada 10 mil pessoas com deficiência), quando comparadas aos homens (16,2 notificações para cada 10 mil pessoas com deficiência). A principal violência interpessoal contra pessoas com deficiência indicada pelos dados analisados é a violência doméstica, que atinge sobretudo mulheres com deficiência física: são 70,4% das notificações, enquanto para o grupo de homens com essa deficiência o percentual de notificações foi de 57,9%.

O curso de capacitação, realizado em parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) tem vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas até 25 de abril pelo link https://apps.univesp.br/sdpd/. São 40 horas, com início em 29/04 e término em 02/08. Os usuários que alcançarem 75% de participação serão certificados.

(Da Redação, com informações da SEDPcD)