Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba perde 13 posições em ranking sobre saneamento

21 de Março de 2024 às 22:51
Vinicius Camargo [email protected]
Sorocaba já alcançou universalização na coleta e tratamento de esgoto, mas ainda não no atendimento de água
Sorocaba já alcançou universalização na coleta e tratamento de esgoto, mas ainda não no atendimento de água (Crédito: Divulgação/Secom Sorocaba)

Sorocaba caiu 13 posições no ranking do saneamento Trata Brasil, passando da 12ª colocação em 2023 para a 25ª. O ranqueamento é realizado em parceria com a consultoria GO Associados e abrange os 100 municípios mais populosos do Brasil. O levantamento é feito de acordo com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, ano-base 2022, publicado pelo Ministério das Cidades.

Realizado desde 2009, o ranking é composto pela análise de três aspectos do saneamento básico de cada município — nível de atendimento, melhoria do atendimento e nível de eficiência. Dentro desses três pontos, o levantamento avalia oito indicadores, sendo atendimento total de água e esgoto e tratamento total de esgoto os principais.

Sorocaba tem 98,51% em atendimento total de água. Em relação ao atendimento total de esgoto, o percentual alcança 98,54%. Apesar da queda no ranking, alguns indicadores do município figuram acima da média das 100 cidades analisadas.

Primeiro e último lugares

Maringá, no Paraná, ocupa a primeira posição no ranking, com 99,99% de atendimento de água e esgoto, bem como 100% de tratamento de esgoto. Porto Velho, em Roraima, ficou na última colocação, com apenas 41,79% no primeiro indicador, 9,89% no segundo e 1,71% no terceiro, respectivamente.

Universalização

Dos 100 maiores municípios, 22 possuem 100% de atendimento total de água e outros 18 apresentam índices superiores a 99%, estando todos com os serviços universalizados. Quanto à coleta de esgoto, cinco cidades registram 100% de atendimento e 35 têm índice acima de 90%, podendo, também, ser consideradas universalizadas. Ainda a respeito de esgoto, há universalização em seis municípios com 100% de tratamento e em mais 23 com valores que ultrapassam 80%.

Com bases nesses percentuais, Sorocaba já alcançou universalização na coleta e tratamento de esgoto, mas ainda não no atendimento de água.

O que diz o Saae

Em nota, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) encaminhou o link de uma notícia publicada no site da Prefeitura, no qual utiliza o recorte do ranking feito com municípios com mais de 500 mil habitantes. A matéria do Cruzeiro do Sul analisa os 100 municípios mais populosos do Brasil.

Os questionamentos feitos pela reportagem não foram respondidos.