Cobertura de bulevares visa atrair mais turistas
Previsão é de que a Prefeitura implante proposta da Acso ainda neste ano
O projeto de cobertura dos bulevares Barão do Rio Branco e Dr. Braguinha, no Centro de Sorocaba, visa transformar a região em ponto turístico. O objetivo é atrair público todos os dias e não somente em datas comemorativas. As informações são do presidente da Associação Comercial de Sorocaba (Acso), Hygor Duarte. A instituição apresentou a proposta ao prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), em 2023. Ele aprovou a ideia e decidiu colocá-la em prática. Porém, até o momento, o plano não foi executado.
De acordo com Hygor Duarte, o projeto valida a importância do Centro e o transforma em uma região turística. Para ele, as mudanças beneficiariam diretamente o comércio, pois motivariam, inclusive, pessoas de outras cidades a consumir em Sorocaba. “O benefício que ele vai trazer é o público diferente”, apontou.
Ainda, de acordo com o presidente da Acso, a associação sugeriu a cobertura dos bulevares após notar a quantidade de imóveis em processo de locação e venda na região central. “(...) E pelo desafio que é o Centro em todas as cidades, não somente em Sorocaba”, completou. “Então, a associação tomou essa iniciativa para que o Centro não perca, em nenhum momento, a sua qualidade, a sua atratividade.”
Duarte diz que a entidade esperava que o projeto já estivesse definido. Segundo ele, a instituição teve inúmeras conversas com a Prefeitura e as tratativas foram positivas. Contudo, no final de 2023, houve mudança de planos por parte do Executivo, com a instalação de guarda-chuvas no bulevar Braguinha. Essa foi a única ação realizada até o momento. O representante da associação considerou a iniciativa acertada, pois, conforme ele, a novidade trouxe público para o Centro.
Novo prazo
Agora, as coberturas devem ser instaladas ainda no primeiro ou logo no início do segundo semestre. Pelo menos esse foi o prazo apresentado pelo governo municipal na última reunião com a associação, informa Duarte. De acordo com ele, o município pediu para a entidade manter os guarda-chuvas no bulevar Braguinha. Com isso, a área foi retirada do projeto, e a administração municipal solicitou a aplicação dos recursos que seriam usados ali em alguma intervenção na praça Coronel Fernando Prestes. “(...) Um projeto que tenha sinergia com os guarda-chuvas que já estão instalados e que também torne a praça um atrativo para a visitação pública e, consequentemente, para o consumo”, explicou.
Em nota, o Centro de Aceleração, Desenvolvimento e Inovação (Cadi), responsável pelo projeto, enviou as mesmas informações que já haviam sido encaminhadas para matéria publicada pelo Cruzeiro do Sul no dia 3 de março deste ano. A iniciativa, diz o órgão, está em fase de estudos e adequação, juntamente com a Acso. Conforme o comunicado, ela deve ser viabilizada por meio de operação de crédito, a qual está em fase de negociação com o setor financeiro, e apoio da iniciativa privada. O Cadi prevê implantar as medidas definidas no segundo semestre deste ano.