Buscar no Cruzeiro

Buscar

Separa o guarda-chuva!

Alerta de possibilidade de até 80mm de chuva

Defesa Civil Estadual o acumulado expressivo será desta quinta-feira (21) e sábado (23)

20 de Março de 2024 às 23:02
Cruzeiro do Sul [email protected]
Além de chuva, a população pode enfrentar ventos fortes; a temperatura fica mais amena em relação a recente onda de calor
Além de chuva, a população pode enfrentar ventos fortes; a temperatura fica mais amena em relação a recente onda de calor (Crédito: Fábio Rogério (14/9/2023) )

Assim como previsto pelos meteorologistas, o primeiro fim de semana do outono será completamente diferente do vivenciado nos últimos dias: temperaturas mais amenas e chuva intensa. De acordo com a Defesa Civil Estadual, entre quinta-feira (21) e sábado (23), acumulados expressivos devem ocorrer em todo o Estado, principalmente na faixa leste. Para Sorocaba e Campinas, o alerta é laranja, com possibilidade de até 80mm de precipitação.

Segundo dados divulgados pelo Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), há condições, ainda, de descargas elétricas e rajadas de vento que podem chegar até 88km, em algumas regiões, além de ressaca marítima para todo litoral, com ondas de 2,5 a 3 metros, até domingo (24). Por isso, não estão descartados riscos para transtornos como deslizamentos, inundações, alagamentos, enxurradas e raios.

Outras regiões

A Defesa Civil colocou as regiões litorâneas da Baixada Santista e Litoral Norte, além do Vale do Paraíba, em alerta vermelho. Nas regiões, são esperados entre 180mm e 250mm. Já a região metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira, Serra da Mantiqueira e Itapeva, o pluviômetro pode atingir 100mm. Entre 60mm e 70mm, indicado como alerta amarelo, estão Araraquara, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Araçatuba, Barretos, Franca, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

Cuidados

Diante do potencial perigo, a Defesa Civil estadual esclarece sobre pontos de atenção e como se comportar em situações de perigo. Caso um fio energizado caia sobre o veículo, os ocupantes devem permanecer dentro do automóvel e ligar para o serviço de emergência. Se o carro começar a pegar fogo, ele deve ser abandonado. Mas existe um modo correto de sair. Não toque nas partes metálicas e pise com os dois pés no chão. Depois, se afaste dando pulos, sempre pisando os dois pés no chão ao mesmo tempo. Afaste-se por pelo menos 10 metros do local da queda do fio.

As pessoas que moram em áreas de encosta precisam observar os sinais de movimentação do solo. Durante o processo de deslizamento é comum surgirem rachaduras nas paredes dos imóveis, portas e janelas emperrarem, postes e árvores se inclinarem e água lamacenta escorrer pelo morro. Diante de qualquer um desses sinais, o local deve ser abandonado imediatamente.

Durante as tempestades, é importante evitar áreas arborizadas, devido ao risco de quedas de árvores. Jamais enfrente áreas alagadas ou com enxurradas. Uma lâmina com 15cm de água pode arrastar uma pessoa e com 30cm levar um automóvel. Caso haja queda de raios, deve-se abrigar em uma edificação. Em casos de emergência, acione a Defesa Civil (199), Corpo de Bombeiros (193) ou Polícia Militar (190). (Thaís Marcolino)