Nova estação!
Outono espanta calor, mas só no começo
Estação começa hoje com atenuação do El Niño; previsão é de calor e chuva acima da média
A primeira mudança de estação do ano aconteceu exatamente aos seis minutos de hoje (20), pelo horário de Brasília, quando o verão cedeu seu lugar ao outono. A nova estação marca o período de transição entre os dias quentes e úmidos de verão e os de inverno, frios e secos. O outono se estende até às 17h51, do dia 21 de junho.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) desenvolveu um prognóstico climático para a estação, divulgado na segunda-feira (18). De acordo com os dados apresentados, o outono será marcado por temperaturas e índices de chuva acima da média na Região Sudeste, principalmente no Estado de São Paulo.
Em Sorocaba, a estação já traz mudanças climáticas logo no terceiro dia, na sexta-feira (22). Uma frente fria que chega ao Estado de São Paulo deve diminuir a temperatura até a próxima semana, com máximas de 24°C a 26ºC e mínimas entre 17°C e 19ºC. No entanto, o calorão deve retornar no final de semana da Páscoa, nos dias 30 e 31, com máximas de 29ºC a 30°C.
Durante toda a estação podem ser observados fenômenos adversos, típicos do outono, como nevoeiros e geadas.
El Niño
O aquecimento anormal das águas superficiais e sub-superficiais do Oceano Pacífico Equatorial, o conhecido fenômeno El Niño, deve ser atenuado durante o outono. Nos primeiros meses de 2024, um ligeiro enfraquecimento na intensidade foi notado, embora tenha se mantido na categoria forte - acima de 1,3ºC da média.
De acordo com o monitoramento do fenômeno El Niño-Oscilação Sul (Enos) do Apec Climate Center (APCC), centro de pesquisa sediado na Coreia do Sul, a intensidade pode variar entre moderada e fraca nos próximos meses. Há, inclusive, previsão de neutralidade do fenômenos antes do fim do outono.
No inverno, entretanto, o El Niño deve dar lugar a La Ninã, caracterizada pelo resfriamento da porção equatorial central do Oceano Pacífico.