Esporte
Sorocabanos disputarão torneio na Espanha
Mães dos meninos arrecadam dinheiro necessário para a viagem vendendo doces no semáforo
Três meninos embarcam, hoje (17), rumo a Barcelona, na Espanha, para realizar um sonho: serem grandes jogadores de futebol. Gabriel Victor de Carvalho, Jonas Vinnicius Guimarães Rodrigues Silva e Samuel Isaac Cardoso Silva são alunos do Esporte Clube Manchester de Sorocaba e receberam a oportunidade de disputar a Copa Internacional do Mediterrâneo, um campeonato da categoria de base, mais conhecido como Micfootball, na cidade espanhola.
A trajetória dos aspirantes a grandes jogadores de futebol começou em setembro do ano passado, quando foram selecionados para representar a BCN Academy no campeonato. Contudo, a incrível notícia veio acompanhada de um desafio: arrecadar dinheiro para tornar a viagem um sonho possível. Foi neste cenário que as mães, Samara de Carvalho Granja, Gizeli Fabiani Guimarães, e Noelma Aparecida Cardoso Silva, se uniram aos sonhos dos filhos e começaram a vender pacotinhos de doces no semáforo.
“A ideia do pacotinho de doces foi do Jonas, que começou a vender pela vizinhança para arrecadar dinheiro. Outra mãe teve a ideia de vender água no semáforo. Por fim, nós unimos as duas ideias”, conta Gizeli, mãe do Jonas.
Os meninos receberam uma bolsa de 40% de desconto, contudo, o valor da viagem continua alto, cerca de R$ 15 mil para cada. Desde setembro, as mães e os filhos marcam presença no semáforo da avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, próximo à prefeitura.
Ontem (16), no último dia da arrecadação, o sentimento de extrema gratidão dominava os corações das mães, enquanto os meninos erguiam os cartazes com a mensagem: “É amanhã! Agora falta pouco!!! Rumo a Espanha! Obrigado por toda ajuda!!! Buzine para comemorarmos! Deus abençoe”. Apesar de ainda faltar por volta de R$ 3 mil para cada, era impossível conter a emoção de um sonho realizado.
“A expectativa é muito grande! É o sonho deles, então nós, como mães, fazemos o possível para serem realizados. Se fosse contar a nossa realidade financeira, seria impossível! Mas fomos atrás e, graças a Deus, persistimos até o final. Hoje, conseguimos ajudá-los a realizar esse sonho”, expressa Noelma, mãe do Samuel.
“É uma emoção muito grande, muito mesmo, é até difícil de falar”, dizia Samara com os olhos cheios de lágrimas. “Se parar para pensar, eu choro!”.
Sonho realizado
Os três futuros grandes jogadores se conheceram há cerca de um ano, quando começaram a treinar juntos no EC Manchester, porém, carregam o amor pelo esporte desde os sete anos. Hoje, compartilham a alegria de um sonho realizado juntos.
“Acho que a minha ficha ainda não caiu, sabe? Segunda-feira não estaremos mais aqui”, conta Samuel Isaac, o mais novo do grupo com 12 anos.
Já Gabriel, de 14 anos, não conseguia parar de sorrir e soprava uma vuvuzela a cada buzina que recebiam. “A expectativa está grande! Estamos um pouco nervosos também, mas esperamos ter bons jogos e aproveitar esses 15 dias”, relata.
Jonas Vinnicius, de 13 anos, além da expectativa, expressa a gratidão por todos que ajudaram. “Tem pessoas que fizeram de coração, deram o dinheiro e não levaram o pacotinho de doce. Somos muito gratos”, finaliza.
A Copa Micfootball será realizada entre os dias 18 de março e 1º de abril, em Barcelona e outras cidades ao redor. Os jogadores que se destacarem têm a chance de ganhar bolsas de intercâmbio para morar e treinar na Espanha por 10 meses. Para quem quiser ajudar os garotos, o pix informado é o telefone (15)99191-4298, beneficiária Gizeli Fabiani Guimarães