Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prevenção de cheias

Saae constrói dique no Jd. Maria do Carmo

12 de Março de 2024 às 00:16
Cruzeiro do Sul [email protected]
Muro de contenção terá a função de evitar transbordamento do rio Sorocaba
entre o Parque das Águas e av. Artur Bernardes
Muro de contenção terá a função de evitar transbordamento do rio Sorocaba entre o Parque das Águas e av. Artur Bernardes (Crédito: DIVULGAÇÃO / PREFEITURA DE SOROCABA)

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) estima para este mês a conclusão de um muro de contenção — dique maciço — entre o Parque das Águas e a avenida Artur Bernardes, no Jardim Maria do Carmo. O muro é parte do conjunto de estruturas do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) Jardim Maria do Carmo, na extremidade do Parque das Águas e confluências entre a rua João Gabriel Mendes e avenida Dom Aguirre.

O dique maciço, cujas obras começaram em meados de fevereiro, possui altura média de 1,8 metro, com cerca de três metros de largura na crista do talude — parte alta —, somando, aproximadamente, 450 metros de extensão. Ele se inicia no encontro do antigo dique e pista de caminhada existente no Parque das Águas, percorrendo a margem da avenida Dom Aguirre e o RDC Jardim Maria do Carmo, até chegar ao entroncamento com a avenida Artur Bernardes.

RDC Maria do Carmo

O RDC é construído em uma área pública de 12 mil metros quadrados, localizada junto às ruas João Gabriel Mendes e Ingracia Angrisani Gomes. O reservatório terá cerca de um metro e meio de profundidade e capacidade para armazenar 9,6 mil metros cúbicos.

O projeto, além do dique, inclui um sistema composto por quatro bombas, com capacidade de lançar 120 litros por segundo de água armazenada no RDC Jardim Maria do Carmo, de volta para o rio Sorocaba. O Saae vai instalar, ainda, um sistema de comporta, para bloquear a água que vem do rio para as galerias, evitando o alagamento da rua João Gabriel Mendes, sobretudo porque a cota da rua é inferior àquela do nível do rio.

O RDC Jardim Maria do Carmo será um complemento e vai operar semelhante àquele existente no Jardim Abaeté, junto ao Parque das Águas. De acordo com Saae, o parque todo funciona como uma bacia de contenção, em períodos de chuvas intensas, armazenando a água que transborda do rio Sorocaba, assim como aquela que extravasar do RDC, preservando moradias e outros espaços nessa região da cidade. (Da Redação com informações da Secom)