STF
Sorocabano é condenado pela manifestação de 8/1

O sorocabano Wellington Luiz Firmino, de 34 anos, foi condenado a uma pena de 17 anos, sendo 15 de prisão e dois de detenção, pela participação nas manifestações de 8 de janeiro do ano passado em Brasília. A decisão foi tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na sexta-feira (8).
De acordo com o relator, ministro Alexandre de Moraes, o sorocabano responderá por abolição ao Estado Democrático, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa e deterioração de patrimônio tombado.
Na ocasião, Firmino, que trabalhava como motoboy, se filmou em cima da torre do Congresso Nacional. No documento que embasou a acusação estão anexadas diversas imagens do réu em ambientes como Câmara dos Deputados, quartel general do Exército e Praça dos Três Poderes.
Na votação, os ministros que acompanharam a decisão do relator foram Edson Fachin, Gilmar Mendes, Carmen Lúcia e Flávio Dino. Luís Roberto Barroso, André Mendonça e Nunes Marques discordaram da decisão. O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, divergiu do voto do relator com relação à abolição ao Estado Democrático.
Firmino foi detido ainda em 8 de janeiro e teve seu nome divulgado na lista de presos pela Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal. Em novembro, Alexandre de Moraes concedeu liberdade provisória ao motoboy, mas determinou medidas restritivas, como o uso de tornozeleira eletrônica.
O Cruzeiro do Sul tentou contato com a defesa de Firmino mas não obteve êxito. O jornal continua aberto para ouvir a sua argumentação. (Da Redação)