Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

SOS anuncia ações com foco em assistência social e reintegração

No plano de ação para 2024, a entidade focará em iniciativas de proteção social, educação e meio ambiente

06 de Março de 2024 às 14:25
Cruzeiro do Sul [email protected]
Serviço de Obras Sociais (SOS), localizado na Rua Francelino Romão, 100, na Vila Rica, em Sorocaba
Serviço de Obras Sociais (SOS), localizado na Rua Francelino Romão, 100, na Vila Rica, em Sorocaba (Crédito: Reprodução/Google Street View)

O Serviço de Obras Sociais (SOS) apresentou na manhã desta quarta-feira (6) o plano de ação para 2024, com foco na Assistência Social e Reintegração. Fundado em 28 de novembro de 1968, o SOS realiza há anos projetos voltados à melhoria das condições de vida das pessoas que se encontram em situação de rua. A estrutura oferecida e os projetos realizados são custeados pela Prefeitura de Sorocaba, pessoas físicas, empresas e por meio de promoção de festas e eventos, como o Bacalhau Amigo, que entra em sua 24ª edição neste ano e acontece em 13 de julho. 

Atualmente, o SOS, localizado na Rua Francelino Romão, 100, na Vila Rica, zona oeste de Sorocaba, tem capacidade para receber e acomodar 140 pessoas em situação de rua. Segundo o presidente do SOS, Rubens Cury Basso, os eventos e doações ajudam a sustentar o SOS, com destaque para o Bacalhau Amigo. "O Bacalhau é a nossa grande vitrine, além da arrecadação, que é o nosso objetivo, ocorre também a divulgação da entidade", comenta.

No plano de ação para 2024, o SOS focará em iniciativas de proteção social, educação e meio ambiente, não só em Sorocaba, mas também na região. O plano visa expandir e fortalecer o suporte às populações vulneráveis, com ênfase na reintegração social, capacitação profissional e sustentabilidade ambiental.

Entre os projetos, destacam-se a proteção social especial, com ampliação dos serviços de acolhimento para pessoas em situação de rua, incluindo casa de passagem 24 horas e acolhimento institucional noturno, com o objetivo incluem o aumento de vagas e implementação de programas de capacitação.

Também haverá, neste ano, uma intensificação do atendimento às pessoas em situação de rua, tendo como meta aumentar o número de abordagens e encaminhamentos para serviços socioassistenciais. Para o combate ao trabalho infantil, o SOS realizará estratégias para proteger crianças e adolescentes, promovendo a integração educacional e social por meio de abordagens diretas e campanhas de conscientização.

No plano de ação para este ano, o SOS reforçará o trabalho do Centro de Triagem, com expansão de programas de saúde mental e dependência química. Além das medidas socioeducativas, a entidade irá trabalhar iniciativas de desenvolvimento pessoal e capacitação profissional por meio da Horta Social Urbana, visando autonomia e educação ambiental. Por fim, o SOS anunciou um programa integrado nas escolas para promover o desenvolvimento sustentável e a resolução de conflitos, com ênfase em projetos de restauração ambiental.

Como funciona o SOS

Às pessoas em situação de rua, o SOS oferece, além do pernoite, alimentação completa, roupas e toalhas, banho e cuidados de higiene. A entidade tem uma estrutura noturna e diurna. Na diurna, são atendidas em média 60 pessoas, muitas delas, de acordo com o presidente do SOS, por meio de ações judiciárias. São pessoas que possuem problemas de locomoção ou deficiência e que estão no SOS devido a alguma ação judicial ou falta de estrutura. A partir das 18h, inicia o acolhimento noturno, com atendimento de pessoas que chegam voluntariamente para dormir.

"Também fazemos intervenções na cidade, por meio do programa 'Humanização', criado pela atual festão municipal, onde nós vamos até a pessoa em situação de rua e convidamos ela para ir ao SOS. Nosso grande parceiro é a Prefeitura de Sorocaba, que é a detentora do programa 'Humanização'. A Prefeitura criou o programa e quem faz o executivo do Humanização é o SOS, 90% dos nossos recursos vêm da prefeitura", disse Rubens Cury Basso. (Da redação)